Já fez LIKE no TVI Notícias?

HPV/Colo do útero: desfaça todas as dúvidas

Saiba como se apanha e como evitar

O vírus do papiloma humano (HPV) pode provocar o cancro do colo do útero. A vacina Gardasil, que já chegou a Portugal, tem um nível de eficácia muito próximo dos cem por cento na prevenção de quatro tipos que podem gerar este cancro, mas apenas nas mulheres que ainda não tenham sido expostas ao vírus. Confuso?

Hugo Sousa, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, explicou melhor durante um seminário sobre o tema «As vacinas na prevenção do cancro do colo do útero», esta sexta-feira, no Instituto Português de Oncologia do Porto.

PUB

Quem pode ser infectado pelo HPV? «Qualquer pessoa, independentemente do sexo, da idade, da raça...»

Como se transmite? «Por via oral e anogenital, ou seja, através do sexo, de mãe para filho e de pele para pele, ainda que neste último caso seja necessário explicar que não é o cancro que se transmite assim, mas sim o vírus. Desta forma, podemos transmitir outras infecções menos graves. O HPV não é hereditário.»

Quais são os sintomas? «Hemorragia vaginal, ardor, corrimento vaginal anormal ou dor na região pélvica. São sintomas iguais a uma pequena infecção, por isso é preciso estar muito atenta.»

Como se previne? «O preservativo é o mais eficaz, ainda que não dê protecção absoluta. Recomendam-se exames ginecológicos regulares e precaução com parceiros e comportamentos de risco.»

Quais são as doenças que o HPV provoca? «Papilomas, rugas cutâneas ou genitais, cancro do colo do útero e mesmo do pénis, sendo que este último é muito raro.»

PUB

Quem tem HPV positivo, tem cancro do colo do útero? «Não. A associação entre HPV e cancro do colo do útero é elevada, mas não é a única condição. Fumar também tem influência, por exemplo, assim como múltiplos parceiros sexuais. E 80 por cento do HPV até se resolve espontaneamente.»

Como fazer o rastreio? «Através de um simples Papanicolau, ou de uma biopsia, colposcopia ou algumas técnicas de biologia molecular.»

Quem pode ser vacinado? « Todos

Tem cura? «Não há tratamento para o HPV, apenas há tratamentos para as suas lesões.»

PUB

Últimas