Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Saramago mudou a literatura portuguesa»

Relacionados

Reitor da Universidade Aberta lamenta morte do amigo

O reitor da Universidade Aberta, Carlos Reis, lamentou a morte de José Saramago que, «embora esperada», foi um «choque», já que, além de «leitor e grande admirador» do Nobel da Literatura, era também seu amigo.

«Saramago obriga-nos ao lugar-comum e o lugar comum é este: é um escritor que mudou a literatura portuguesa e é um escritor que pôs a literatura portuguesa na cena internacional», disse Carlos Reis à Lusa.

PUB

«A produção literária de José Saramago é sob diversas formas uma produção literária sobre Portugal, sobre a nossa história, sobre a nossa identidade e sobre a pessoa humana, mas para além de tudo e, tendo em conta estes temas, a produção literária de Saramago olhou tudo isto nos termos inovadores e muitas vezes subversivos que são aqueles que só um grande escritor pode cultivar», sublinhou o catedrático.

Para Carlos Reis, José Saramago era, «além do mais, uma personalidade consabidamente controversa».

«Mas os grandes escritores são aqueles que sabem justamente viver a controvérsia situados como estão no lugar às vezes oscilante que se situa entre o talento e a provocação; e é disto que são feitos os grandes artistas», sublinhou.

O reitor da Universidade Aberta disse esperar que «Portugal saiba devidamente honrar a memória de um grande escritor».

PUB

Relacionados

Últimas