Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa: mau tempo corta marginal e deixa 12 sem casa

Relacionados

Bombeiros da capital não tiveram mãos a medir. Inundações, quedas de árvores, derrocadas e um acidente mortal. Nas terras altas há estradas cortadas

Notícia actualizada às 12 e 30horas

Entre as 20:00 de sábado e as 03:00 de domingo, os Sapadores de Lisboa atenderam 104 pedidos de socorro, mobilizando todos os seus 200 efectivos e 49 viaturas, disse à Lusa um porta-voz do Regimento. O mau tempo desalojou ainda 12 pessoas em Lisboa e na Praça do Comércio todos os tapumes caíram ou voaram.

PUB

Envie-nos relatos e imagens dos efeitos do mau tempo onde vive para portugaldiario@iol.pt e ajude-nos a fazer um retrato do país.

Um leitor do PortugalDiário, do Estoril, enviou-nos este testemunho:

«Boa noite

À 1.00H do dia 01.02.09 parte da cobertura do telhado do Tamariz foi levado pelo vento, indo as placas parar aos jardins do Casino. Nao consegui ver se fez alguns estragos pois estava a meter combustível na BP. Também uma placa de dimensões razoáveis da discoteca Bahaus caiu.»

A Lusa relata que os bombeiros tiveram de acudir a 40 inundações em edifícios, quatro na via pública, 19 quedas de árvores e três casos de chapas soltas em edifícios. Apesar de tudo, não houve vítimas.

Também a forte ondulação do mar obrigou na madrugada de domingo ao corte do troço entre a Torre e Santo Amaro de Oeiras da Avenida Marginal, disse à Lusa uma fonte dos Bombeiros de Oeiras.

O corte na Avenida Marginal (Estrada Nacional 6) ocorreu às 02:20, devido às areias que se acumularam na estrada, trazidas pelas altas ondas que inundaram a via, disse aquela fonte.

PUB

Em Oeiras esteve alagada e cortada ao trânsito, desde cerca das 01:30 de domingo, a artéria conhecida por Sobe-e-Desce. No Dafundo, a queda de uma árvore destruiu um carro e na Malveira o aluimento de terras também causou grandes estragos.

Acidente mortal em Guimarães

Noutros locais do País, há também registo de deslizamento de terras e de um acidente na EN105, em Guimarães, que causou um morto e dois feridos. A circulação na linha do Norte também está condicionada na zona de Santa Iria devido à submersão dos carris.

Mau tempo: ondas de seis metros no Algarve

Na região Centro, há registo queda de árvores e pequenas inundações, disseram à Lusa fontes dos Centros Distritais de Operações de Socorro. Os distritos de Coimbra e Santarém, que terão sido os mais afectados, verificaram-se, respectivamente, 38 e 60 ocorrências de quedas de árvores, que não causaram danos materiais nem pessoais.

PUB

Os acessos à Serra da Estrela, através das Estradas Nacionais 338 e 339, mantêm-se encerrados ao trânsito devido à queda de neve. No distrito de Viseu, encontra-se também encerrada a EN 321, ente Castro Daire e Cinfães, que deverá reabrir ainda durante a manhã de hoje, de acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro

Igualmente devido à queda de neve, no distrito da Guarda há estradas cortadas, nomeadamente a EN338, entre Piódão e Manteigas e a EN232, entre Manteigas e Gouveia.

A Estrada Nacional 311 (EN 311) encontra-se igualmente cortada ao trânsito na zona de Boticas, distrito de Vila Real, por causa da queda de neve naquela região, disse fonte da Brigada de Trânsito à Lusa.

As principais vias do distrito estão transitáveis, embora durante a madrugada tenham estado condicionadas também devido à queda de neve no Itinerário Principal (IP) 4, na zona do Alto de Espinho (serra do Marão), Auto-estrada (AE) 24, entre Vila Real - Vila Pouca Aguiar e a AE 7, entre Ribeira de Pena e Vila Pouca Aguiar.

PUB

Relacionados

Últimas