Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cheias: de quem é a culpa

Quercus diz que não é um problema das câmaras, mas do ordenamento do território

A associação ambientalista Quercus contestou as declarações do ministro do Ambiente, Nunes Correia, que imputou responsabilidades às autarquias nas inundações e afirmou não se tratar de um problema de ordenamento do território.

«É errado dizer que o que passou não foi um problema do território, mas de falta de limpeza», disse à agência o vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, que não tem dúvidas de que «aquilo que está na origem destas situações é um problema de ordenamento do território».

PUB

Mau tempo: a culpa é das câmaras

Três pessoas morreram

O ministro Francisco Nunes Correia responsabilizou hoje as autarquias pelas cheias e complicações no trânsito registadas na sequência das fortes chuvas, considerando que o ordenamento do território já não representa um sério problema em Portugal.

«Este é um aviso! Com aquilo que se prevê em termos de alterações climáticas, este é o clima que vamos ter cada vez mais com eventos meteorológicos de extremos: depois de um período prolongado sem precipitação, passamos a cheias», afirmou.

Para Francisco Ferreira, este é também um problema de manutenção, «mas acima de tudo de ordenamento do território e de muitos erros ao nível da prevenção de riscos de cheias, de erosão, de deslizamento de terras, ocupando zonas de declives elevados».

Estas cheias são «uma oportunidade de percebermos porque é que a Reserva Ecológica Nacional é tão importante em termos de preservação», defendeu o dirigente da Quercus.

«É à custa de não termos uma estrutura de espaços verdes, de zonas que permitam a infiltração das águas nas cidades, a par de problemas de drenagem, que tivemos este episódio», acrescentou.

PUB

Últimas