Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chove muito, mas ainda não chega para encher barragens do Sul

Ritmo de reposição dos níveis de água das barragens está ainda em ritmo "bastante lento", segundo o ministro do Ambiente. Cuidado com o consumo de água tem que continuar

Chuva é coisa que não falta nas duas últimas semanas, mas os níveis de água das barragens estão a ser repostos ainda a um ritmo "bastante lento" no Sul do país, segundo oministro do Ambiente. Por isso, é preciso ainda ter cuidado com o consumo de água.

"Temos que separar o país ao meio. A norte do rio Tejo, as barragens estão muito próximas da sua capacidade máxima e algumas já a atingiram", explicou João Pedro Matos Fernandes, aos jornalistas, à margem de uma conferência sobre alterações climáticas organizada pela Ordem dos Engenheiros.

PUB

No sul, embora esteja a haver "encaixes de água a cada dia", ainda há situações preocupantes. Exemplo disso é a barragem de Monte da Rocha, no concelho de Ourique, que abastece "um conjunto vasto de habitantes", e que ainda está com apenas 9,6 por cento da capacidade.

O solo estava muito seco e absorveu muita água"

Embora as previsões meteorológicas sejam de mais chuva, "a preocupação com a seca e a responsabilidade de cada um não se altera em nada", salientou.

A água vai ser cada vez mais escassa. Agricultores, industriais e cidadãos urbanos têm mesmo que consumir menos água".

João Pedro Matos Fernandes apontou que a campanha contra o desperdício é "independente do nível de água nas albufeiras". "As restrições podem colocar-se. Para que isso não aconteça temos mesmo que poupar água", reiterou.

Ontem, a REN indicou que as barragens atingiram, na quarta-feira, um novo máximo histórico devido à chuva dos últimos dias, o que levou a um recorde na produção de eletricidade.

No final de fevereiro, cerca de 9% do país estava em seca extrema e 77% em seca severa. Os meses de março e abril são, normalmente, chuvosos, o que deve melhorar a situação. E, de facto, o mês de março está a ser bastante chuvoso. De qualquer modo, pode não ser suficiente. O IPMA já avisou que para a situação de seca terminar, idealmente, era preciso que chovesse "todos os dias em março e abril".

PUB

Últimas