Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo coloca Açores em aviso laranja até sexta-feira

Aviso laranja para todas as ilhas foi prolongado devido às previsões de chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 06:00 de sexta-feira o aviso laranja para todas as ilhas dos Açores por causa das previsões de chuva.

O meteorologista Diamantino Henriques, da IPMA nos Açores, disse à Lusa que o aviso vai manter-se em vigor "até que a situação melhore" e que nas próximas horas podem ocorrer "situações semelhantes" às que se registaram durante o dia de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira, em que foram atingidos níveis muito altos de precipitação em zonas como o concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel.

PUB

No Nordeste caíram 273 litros de água por metro quadrado entre as 10:00 de quarta-feira e as 04:00 desta quinta-feira, que foi o mesmo que choveu em toda a ilha de São Maria desde outubro até agora, exemplificou o meteorologista.

"São situações extremas", afirmou, dizendo que aquilo que aconteceu no concelho do Nordeste na última madrugada foi "excecional".

O arquipélago dos Açores chegou a estar sob aviso vermelho durante a madrugada por causa da chuva, que provocou danos materiais em diversos locais.

A zona mais afetada foi o concelho do Nordeste onde a água arrastou terras e árvores e provocou danos em estradas e habitações, obrigando ao realojamento de diversas famílias.

PUB

Últimas