Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo: sete distritos ainda sob 'Aviso Vermelho'

Aviso foi prolongado devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir os 14 metros

Sete distritos do continente estão hoje sob ‘Aviso Vermelho’, o mais grave de uma escala de quatro, devido a agitação marítima forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob ‘Aviso Vermelho’ desde as 02:00 e até às 12:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir os 14 metros.

PUB

Mau tempo: as fotos enviadas para EU VI

Estes sete distritos passam depois às 12:00 e até às 18:00 de hoje a ‘Aviso Laranja’, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O IPMA colocou também os mesmos distritos sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral e que poderão atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

O instituto emitiu também ‘Aviso Laranja’ para os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros entre as 02:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira.

Estes três distritos estão também sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

PUB

De acordo com o IPMA, o ‘Aviso Vermelho’, o mais grave de uma escala de quatro, diz respeito a situações meteorológicas de risco extremo.

O 'Aviso Laranja' é o segundo mais grave numa escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o 'Aviso Amarelo', menos grave, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O instituto prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde, aguaceiros até meio da tarde, mais frequentes nas regiões norte e centro, onde poderão ser ocasionalmente de granizo, e que serão de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1000/1200 metros a partir da manhã.

Está também previsto vento moderado a forte do quadrante norte, com rajadas até 90 quilómetros por hora no litoral oeste, soprando forte a muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora nas terras altas, diminuindo de intensidade para o final do dia.

PUB

A previsão aponta ainda para formação de gelo nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima na região sul.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 08 e 13 graus Celsius, no Porto entre 07 e 13, em Viana do Castelo entre 07 e 12, em Vila Real entre 04 e 10, em Viseu entre 03 e 09, em Bragança entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 12, na Guarda entre 01 e 06, em Castelo Branco entre 05 e 12, em Évora e Beja entre 06 e 12, em Santarém entre 09 e 14 e em Faro entre 09 e 16.

Dez barras fechadas e duas condicionadas devido à agitação marítima

Dez barras de Portugal continental estão também fechadas e outras duas condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Segundo a Marinha portuguesa, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré e São Martinho do Porto estão hoje fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima.

PUB

A Marinha indica também que as barras de Viana do Castelo e Faro estão fechadas a embarcações com calado inferior a 30 e 10 metros, respetivamente.

Costa norte da Madeira e Porto Santo sob 'Aviso Amarelo'

Também a costa norte da Madeira e o Porto Santo vão estar hoje e terça-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de agitação marítima forte, informou o IPMA.

O instituto indica que a costa norte da Madeira e o Porto Santo vão estar, entre as 15:00 de hoje e as 12:00 de terça-feira, sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima.

Na costa norte prevê-se ondas de noroeste com 3 a 3,5 metros, aumentando para 4 a 5 metros a partir da tarde e na costa sul ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No que diz respeito ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no arquipélago da Madeira céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul da ilha.

PUB

Estão também previstos aguaceiros fracos, pouco frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até ao início da manhã e para o final do dia.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte do quadrante norte, soprando forte nas zonas montanhosas com rajadas até 80 quilómetros por hora e pequena descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, no Funchal vão oscilar entre os 14 e os 20 graus Celsius.

Devido a estas condições atmosféricas, a Capitania do Porto do Funchal recomenda os proprietários ou armadores de embarcações que tomem precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.

PUB

Últimas