Já fez LIKE no TVI Notícias?

IPSS criam fundo social de emergência

Relacionados

Objectivo é ajudar pessoas e famílias com necessidades. «Porque há muita gente a passar fome»

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) anunciou este sábado, em Fátima, a criação de um fundo social de emergência para responder ao aumento de pedidos de ajuda por parte da população.

«Trata-se de um fundo de solidariedade social de emergência para atender a situações precárias, sobretudo de pessoas mais do que instituições», disse à agência Lusa o presidente da CNIS, o padre Lino Maia, à margem do IV Congresso Nacional das instituições de solidariedade.

PUB

O sacerdote adiantou que a CNIS vai tentar obter financiamento para este fundo de solidariedade social junto de «todas as fontes«, desde o Governo ao mecenato, passando pelo sector empresarial e comunidade.

As verbas serão depois canalizadas para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que, por sua vez, apoiarão as pessoas e famílias com necessidades, um processo ao qual o presidente da CNIS garantiu «transparência». «Para se saber, a todo o momento, aquilo que foi dado e o que foi entregue¿, explicou o padre Lino Maia, acrescentando que as IPSS ¿não estavam preparadas para fazer um esforço extra¿ decorrente da actual crise.

«As IPSS são também vítimas da crise», sublinhou o dirigente, exemplificando com o «avolumar de pedidos de ajuda» que chegam às instituições e na «diminuição da comparticipação por parte dos utentes».

O presidente da CNIS considerou que «há muita gente a passar fome» e que a «pobreza está a aumentar», situações que atribui ao «desemprego» e «à impossibilidade de muitas pessoas cumprirem compromissos assumidos». «As perspectivas são dramáticas», considerou ainda o padre Lino Maia.

PUB

Relacionados

Últimas