Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acabaram-se as imitações dos ovos-moles de Aveiro

Relacionados

Associação comprometeu-se a não produzir e comercializar imitações de ovos-moles e assim um grupo de confeitarias de Aveiro desistiu da ação

Um grupo de confeitarias de Aveiro desistiu da ação que avançou contra a Associação dos Produtores de Ovos-Moles de Aveiro (APOMA), comprometendo-se a não produzir e comercializar imitações de ovos-moles, anunciou a associação.

Na ação, que estava a correr termos no Tribunal do Comércio de Aveiro, os autores pretendiam ver reconhecido o direito a produzir ou vender este doce típico de Aveiro e as hóstias que o acondicionam, desde que não utilizassem a marca "Ovos-Moles de Aveiro".

PUB

No passado dia 29 de maio, durante uma audiência do julgamento, os autores anunciaram que desistiam dos pedidos formulados nos autos, colocando termo ao processo que estava a decorrer desde 2011.

Segundo um comunicado da APOMA, os autores obrigam-se a "não produzir este produto ovo mole e comercializá-lo, embalando-o em hóstias idênticas ou iguais às que prevê o Caderno de Especificações", bem como "as demais formas de embalamento (caixas e barricas), com motivos iguais ou próximos dos que prevê aquele documento".

As confeitarias que avançaram com a ação não poderão também utilizar a expressão ou designação "Ovos-Moles" na comercialização deste produto e divulgação do mesmo, designadamente em toldos, montras e outros meios de publicidade.

No comunicado, a APOMA refere que as empresas autoras do processo utilizam figuras de hóstia com formatos como signos, ovos, amêndoas, pai natal, cachos de uvas, milho, ânforas, cordeiros e pintainhos, entre outros, semelhantes em aspeto de apresentação, tamanho e cor aos modelos tradicionais com motivos marítimos.

PUB

O presidente da APOMA, José Francisco, congratulou-se com esta decisão, assinalando que se trata de "um dia muito importante para os produtores de Ovos-Moles de Aveiro, em particular, para a região de Aveiro e para os consumidores, em geral".

"As imitações que tentaram confundir os consumidores, diluir a histórica e tradicional marca identificativa de Aveiro e desrespeitar o cumprimento da legislação nacional e comunitária viram proibida a sua presença no mercado", disse o presidente da APOMA.

A APOMA promete continuar a lutar para salvaguardar este doce conventual, feito à base de gema de ovo, afirmando que os ovos-moles "exigem de todos os produtores o firme propósito do respeito sagrado pela receita genuína e tradicional e o saber fazer que tem sido o garante histórico deste património intangível da região de Aveiro".

Os Ovos-moles de Aveiro foram o primeiro produto da doçaria portuguesa certificado pela União Europeia com Indicação Geográfica Protegida, como conta a Lusa.  

PUB

Relacionados

Últimas