Já fez LIKE no TVI Notícias?

PJ desarticula dois grupos que importavam droga para a Europa

Oito pessoas foram detidas e foi apreendida cocaína para mais de 30 mil doses

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta quinta-feira, a desarticulação de células de dois grupos que se dedicavam à importação de droga da América do Sul para comercialização na Europa. Os grupos actuavam a partir da região de Lisboa.

De acordo com comunicado da PJ, «trata-se de organizações, com implantação intercontinental, que procedem ao recrutamento sistemático de «correios» humanos com vista a assegurar o abastecimento eficaz dos mercados ilícitos de diferentes países europeus». As organizações transportavam «quantidades relativamente reduzidas de produto estupefaciente, o denominado microtráfico», com intenção de «minorar consequências de eventual detecção em controlos alfandegários».

PUB

Durante as investigações, ao longo dos últimos seis meses, «foram assinaladas várias acções de tráfico de cocaína, sendo detectados e detidos em flagrante delito quatro «correios» nacionais». A PJ avança ainda em comunicado que deteve outros «quatro responsáveis pelas acções delituosas».

Ao todo, a PJ apreendeu ainda seis quilos de cocaína, que dariam para o fabrico de cerca de 30 mil doses. Foram também apreendidos 28 mil euros. Ainda de acordo com a PJ, um dos grupos importava cocaína do Brasil para depois comercializar em Portugal, recrutando «correios» nos Açores. O outro grupo enviava cocaína de Portugal para a Dinamarca

Os oito detidos, seis homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre 33 e 55 anos, já foram presentes às autoridades judiciárias competentes, tendo sido determinada a prisão preventiva para sete deles e ficando um outro sujeito a diferente medida de coacção.

PUB

Últimas