Já fez LIKE no TVI Notícias?

O Dilema: “A vacinação não é uma capa mágica que vai proteger a 100%”

Henrique Lopes, investigador professor de saúde pública, e os comentadores da TVI Maria João Marques e Rogério Alves analisaram a possibilidade da vacinação contra a covid-19 vir a ser declarada como obrigatória, na TVI24

O estudo do ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), apresentado na segunda-feira, mostra que apenas 76% dos portugueses têm a certeza de que querem ser vacinados contra a covid-19, incluindo os inquiridos que já tinham tomado a vacina.

Relatórios semelhantes têm vindo a apresentar conclusões da mesma natureza, um pouco por todo o planeta. Os estudos acentuado a discussão sobre uma eventual declaração da obrigatoriedade da toma da vacina quer em Portugal como noutros estados.

PUB

Henrique Lopes, professor de saúde pública e coordenador da investigação científica da unidade de saúde pública da Universidade Católica, considera que esta é uma questão "muito complexa". 

O especialista lembra que este tipo de obrigação só tem sido declarada perante em tentativas de "erradicação de doenças ou quando a doença ameaça a comunidade como um todo".

Essa questão é realmente muito complexa. A determinação de obrigação de uma vacina é sempre uma ponderação entre os riscos e os ganhos que ela possa conter. Conforme o grau de coerção que se tem de exercer sobre as pessoas, também se tem de ter em conta o ganho que se obtém pela inoculação de uma vacina. Basicamente, têm sido feitas obrigatoriedades em duas condições: ou quanto é para a erradicação de doenças ou quando a doença ameaça a comunidade como um todo. Ou seja, tal como nós não podemos ir à caça e andar com a arma carregada junto aos nossos amigos, também não podemos tornarmo-nos uma ameaça perante a outras pessoas. Na imagem do caçador, é descarregar a arma para que as pessoas possam estar ao pé dos outros”, explica Henrique Lopes.

PUB

No entanto, Henrique Lopes lembra ainda que já existem circunstâncias em que os cidadãos são obrigados a tomar determinadas vacinas.

Isto já é antigo, só que nós, nos países mais ricos, não temos o hábito da obrigatoriedade de vacinas para entrar numa fronteira. Normalmente, isso é associado a países em desenvolvimento. Realmente, quando se vai para África é preciso tomar a vacina da malária e da febre amarelo. Toca-nos agora também a nós, porque sendo uma pandemia, está generalizado. Necessariamente, vários países irão adotar regras de obrigatoriedade de vacinação”, diz o professor de saúde pública.

PUB

A comentadora da TVI Maria João Marques acredita que as pessoas são livres de tomar as decisões que entendem, mas as que a sociedade não pode ser afetada pelas consequências que daí advêm.

“As pessoas livremente tomam as suas decisões e sofrem as consequências das mesmas, que não podem ser transpostas para a comunidade”, aponta a comentadora da TVI.

Maria João Marques acrescenta que não seria apanhada de surpresa se alguns países optassem por implementar uma obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19.

Não fico escandalizada se algum estado tornar a vacina obrigatória. Mas, penso que nós devemos deixar tudo funcionar em liberdade. As pessoas querem livremente não tomar a vacina? Ótimo, perfeito. Agora, a sociedade tem o direito, também livremente, de certa maneira pôr numa redoma essas pessoas, que não querem tomar a vacina e assim se tornam perigosas para a própria sociedade. Por exemplo, as empresas devem poder meter em teletrabalho que recusar a vacina, porque se não podem vir a contagiar os colegas”, refere Maria João Marques.

PUB

Rogério Alves afirma que é justificável suprimir alguns direitos e garantias dos cidadãos em prol do bem comum. 

PUB

Entendo que num caso como este, um caso de pandemia, em que a OMS determina que se trata de uma doença perigosa, contagiosa, que tem efeitos letais, povoa os hospitais, povoa os cuidados intensivos, sufoca o SNS, põe em risco o tratamento de outras doenças, portanto, não estamos a falar de algo leve. Estamos a falar de algo que interfere em rede com uma multidão de pessoas no país e no mundo. (...) Faz sentido que os nossos direitos individuais sejam um pouco comprimidos, na justa medida em que nos é pedido um sacrifício individual para que a comunidade em quanto total possa beneficiar”, diz o comentador da TVI.

No entanto, o comentador da TVI ressalva que a obrigatoriedade da vacina não significa que os cidadãos passem a ser vacinados à força.

A obrigatoriedade da vacina não significa que obrigar à força que a pessoas sejam vacinadas. Não estamos a imaginar os cidadãos a espernear nas mãos das autoridades antes de ser vacinados como uma criança que não quer comer a sopa”, esclarece Rogério Alves.

PUB

Últimas