Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tua: comboio descarrila e causa um morto e 47 feridos

Relacionados

Afinal, vítima mortal é uma mulher de 47 anos. Houve uma explosão na composição da frente e o automotora foi projectada

Actualizada às 15 e 19 horas

Uma automotora ligeira, com cerca de 50 pessoas a bordo, descarrilou esta manhã na linha do Tua entre as localidades de Tralhão e Brunheda, concelho de Carrazeda de Ansiães, causando um morto, cinco feridos graves e 42 feridos ligeiros, segundo informações da Protecção Civil. À RTP, o governador civil de Bragança tinha adiantado que a vítima mortal era uma criança, mas a Protecção Civil diz que se trata de uma mulher de 47 anos. A maior parte dos ocupantes são turistas e são todos portugueses.

PUB

Fonte da CP já garantiu que o comboio não caiu ao rio, mas sim para o lado da montanha, numa ravina. Segundo fonte da autarquia de Mirandela, o descarrilamento da composição ocorreu na sequência de uma explosão, o que fez com que o comboio fosse projectado para fora da linha. O maquinista, ferido no acidente, também terá dado conta de uma explosão. Várias pessoas seguiram para o hospital.

Segundo a Protecção Civil, as vítimas foram inicialmente evacuadas para o centro de saúde de Carrazeda de Ansiães (reforçado por uma viatura médica do INEM), para um Posto Médico Avançado do INEM no local, e as mais graves seguiram para o Hospital de Vila Real.

O coordenador do Centro Hospitalar do Nordeste explicou à SIC que no Hospital de Mirandela estão internadas duas pessoas, uma criança e um homem, com ferimentos ligeiros. Anteriormente fonte desta unidade tinha dito que espera. Já no Hospital de Bragança estão uma criança, uma mulher grávida e um homem com ferimentos ligeiros.

PUB

O presidente do conselho de adminstração do centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro disse ao PortugalDiário que até às 14h20 deram entrada no hospital de Vila Real dois feridos graves e estão a ser tratadas três crianças com ferimentos ligeiros. Carlos Vaz adiantou ainda que são esperados «mais dois ou três feridos ligeiros». O responsável sublinhou que foi accionado o plano de emergência e que a unidade está preparada para qualquer eventualidade.

A Protecção Civil refere ainda que estão no local 88 homens bombeiros e 39 veículos e ainda dois helicópteros do INEM, um Heli de Busca e Salvamento da Autoridade Nacional de Protecção Civil, uma Viatura de Intervenção em Catástrofe, cinco ambulâncias com Suporte Imediato de Vida, duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, dois psicólogos do INEM e o delegado de Saúde. O local é de muito difícil acesso e as comunicações muito complicadas.

O último acidente grave na linha do Tua ocorreu a 12 de Fevereiro de 2007, quando a composição descarrilou e caiu ao rio. Segundo os relatórios do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o incidente ocorreu devido a desabamento de pedras. Morreram três dos cinco passageiros.

A linha esteve encerrada até Janeiro deste ano, tal como recordou ao PortugalDiário fonte da Refer, apontando que no último dia 10 de Abril registou-se um outro acidente com três feridos ligeiros e outras três pessoas ficaram feridas a 6 de Junho. Veja a cronologia dos acidentes na linha.

Reveja as fotografias deste acidente.

PUB

Relacionados

Últimas