Já fez LIKE no TVI Notícias?

A cada cinco horas desaparece uma criança

Maioria dos menores são encontrados, mas a judiciária tem treze casos por resolver

As crianças e adolescentes que desaparecem em Portugal todos os anos são, em média, cerca de dois mil. A cada cinco horas, as autoridades recebem uma queixa.

Relação adia decisão sobre recurso no caso Rui Pedro

PUB

Nos primeiros seis meses de 2012, 892 processos de menores desaparecidos foram iniciados e no ano anterior foram contabilizados 2842 casos.

Segundo disse ao «Jornal de Notícias», Patrícia Cipriano, a presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, «nos anos 90, desapareceram várias crianças em Portugal que nunca foram encontradas. Para nós, esta coincidência temporal e nas características físicas e etárias destes meninos leva-nos à tese de que poderia haver um ou mais angariadores em Portugal que os raptavam para os entregar a uma rede internacional».

«A crise económica que grassa na Europa e em Portugal em particular, pode ser encarada pelas redes como uma oportunidade. As pessoas podem eventualmente deixar-se seduzir pelos lucros de uma atividade criminosa que dá muito dinheiro», acrescentou a responsável.

Note-se que as organizações criminosas viram-se cada vez mais para o tráfico de crianças porque implica menos riscos do que drogas ou armas. «É a segunda maior realidade criminosa ao nível mundial, ao lado do tráfico de droga. O valor global estimado pela UNICEF para este crime é de 12 biliões de dólares por ano», concluiu Patrícia.

PUB

Últimas