Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro garante: «Acordo ortográfico até 1 de Janeiro»

Relacionados

Pinto Ribeiro cumpre um ano de mandato com metas bem definidas

O ministro da Cultura, que cumpre um ano de mandato, quer que o Acordo Ortográfico, «o mais tardar em 1 de Janeiro de 2010», seja aplicado «a nível oficial e em todos os meios de comunicação social».

Em entrevista à agência Lusa, Pinto Ribeiro reafirmou a importância do Acordo para a estratégia que o seu ministério pretende implementar. Para o ministro, «quanto mais cedo melhor», mas elege a referida data como limite para a aplicação do acordo.

PUB

VEJA AQUI O VÍDEO

Em todo o caso, entende que «há que evitar que a língua seja um processo de fragmentação e, pelo contrário, seja um processo de uniformização/expansão. Isto faz-se através de um trabalho conjunto, solidários com todos os utilizadores».

O ministro pretende ver o português como «língua de trabalho em todas as organizações internacionais». Neste sentido, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, está «a reformular o Instituto Camões para que seja desenvolvido este trabalho de expansão da língua» e que passará pela digitalização de conteúdos.

Porque a considera como «valor essencial, é fundamental para a defesa da língua que tudo esteja na Internet: a ciência que existe em português, as técnicas, a literatura, os acervos, etc.», também porque «se não estiver na Internet não terá possibilidade de se afirmar».

Quanto aos críticos do Acordo Ortográfico, o ministro entende que «todas as pessoas são livres de escrever como quiserem». Mas pretende que «integrem a nova forma» e, por ele, «quanto mais cedo melhor».

Não deixa, no entanto, de deixar uma palavra aos que «trabalham com a língua quotidianamente, como os grandes escritores, os poetas». Estes poderão escrever português como entenderem. O ministro garante que não levará a mal.

PUB

Relacionados

Últimas