Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sangue: campanhas de sensibilização estão a resultar

Presidente do Instituto Português do Sangue destaca aumento do número de dadores

O presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPS) fez, este domingo, um balanço positivo da campanha de sensibilização para a dádiva de sangue, destacando o aumento número de dadores.

«Depois desta nossa campanha de promoção conseguimos aumentar o número de dadores, o que nos deixa muito satisfeitos», afirmou à Lusa Hélder Trindade, sem avançar números concretos, uma vez que a campanha ainda está a decorrer.

PUB

O presidente do IPS destacou o facto de estarem a participar antigos dadores e sublinhou a importância de todos os dadores serem dadores regulares.

«Todos os dadores de sangue deve ser regulares porque nós precisamos de dadores regulares», enfatizou Hélder Trindade, acrescentando que um dos objetivos desta campanha é «trazer pessoas que estão esquecidas», de forma a poder manter os níveis necessários para que haja um suprimento constante de sangue para todos os doentes de que dele precisam.

Na quarta-feira, o presidente do IPS anunciou o início de uma campanha de sensibilização para a dádiva de sangue, por necessidade de colheitas regulares. O responsável admitiu, na altura, que «este ano houve uma quebra de entre 15 e 20 por cento no número de colheitas», reiterando que o cenário não é de emergência e há «cerca de 9 mil unidades de sangue armazenadas».

Entre os objetivos desta campanha de sensibilização está a criação de um novo perfil de dador, o dador jovem que, na maior parte dos casos, «não dá sangue porque é saudável» e não lhe ocorre que poderá vir a precisar.

PUB

Últimas