Já fez LIKE no TVI Notícias?

Somália: Santos Silva «empenhadíssimo» em prender piratas

Relacionados

Ministro da Defesa sublinha que Portugal depende da resposta internacional

O ministro da Defesa considera a ausência de legislação para possibilitar a prisão de piratas «um problema real», que precisa de resposta ao nível «jurídico internacional», assegurando que o Governo está «empenhadíssimo em que esse problema se resolva».

«Esse é um problema real, não só no nosso direito interno, como internacional e no quadro das Nações Unidas e da União Europeia há passos que estão a ser dados no sentido de resolver esse problema. No caso português, esses passos são coordenados pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, com a participação e o apoio do ministério da Defesa e do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA)», afirmou, citado pela Lusa.

PUB

Santos Silva respondia aos jornalistas no final de uma visita à Base Naval do Alfeite, depois de ter sido questionado sobre a posição de Portugal em relação a esse vazio legal que tem implicações directas na missão que a fragata Álvares Cabral desempenha actualmente na costa da Somália.

«É um caso que se resolve no contexto dos sistemas a que nós pertencemos e portanto estamos a trabalhar nesse sentido e o Governo português está empenhadíssimo em que esse problema se resolva tão depressa quanto possível», acrescentou.

Questionado sobre se a portaria que enquadra essa missão internacional já foi aprovada, o responsável pela pasta da Defesa anuiu: «Sim, a portaria foi assinada, entrou em vigor no dia 9 de Novembro, no mesmíssimo dia em que se iniciou essa missão.»

A força naval da NATO (Standing NATO Maritime Group 1, em inglês), comandada pela fragata portuguesa Álvares Cabral até Janeiro de 2010, iniciou na segunda-feira as operações na zona do Golfo de Adén.

PUB

Relacionados

Últimas