Já fez LIKE no TVI Notícias?

Delinquência juvenil «diminuiu»

Em 2007, houve menos crimes praticados por jovens com menos de 16 anos

Os delitos criminais praticados por jovens com menos de 16 anos diminuíram em Portugal, no ano passado. Em declarações ao PortugalDiário, o secretário-geral do Gabinete do Coordenador de Segurança, general Leonel Carvalho, adiantou também que em Setúbal e Faro a criminalidade geral aumentou.

«A delinquência juvenil está a diminuir», disse o responsável, não precisando qual a percentagem. Leonel Carvalho adiantou, no entanto, que existe um «sentimento de impunidade» entre os mais novos, uma vez que «eles sabem que não podem ser responsabilizados».

PUB

Troca de palavras acaba aos tiros

Oeiras: jovem baleado na cabeça

O general esclareceu ainda que já defende «há muitos anos» que os menores devem ser internados numa idade mais precoce. «A lei de 2000 veio permitir o internamento de jovens entre os 14 e os 16 anos, o que veio resolver algumas coisas, no entanto, há ainda muito por fazer».

«A minha opinião é que os jovens devem ser internados o mais cedo possível», referiu o general, explicando que se assim não for podem ser «impossíveis de recuperar», pois ficam «viciados na prática do crime».

Criminalidade urbana

O mesmo responsável garantiu também que a criminalidade geral manteve-se em 2007, variando apenas em uma ou duas décimas em relação a 2006. «Há casos de aumentos em Setúbal e em Faro, no entanto, no geral mantém-se».

Leonel Carvalho assegurou ainda que em Lisboa e Porto, os crimes diminuíram no ano passado.

PUB

Últimas