Já fez LIKE no TVI Notícias?

Algarve: hora de fazer cair as arribas

Relacionados

Demolições até ao final deste mês

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve realizou esta quarta-feira a demolição controlada de arribas da praia de Santa Eulália, em Albufeira, depois de concluído um levantamento que identificou sete praias a necessitar de intervenção na região.

Presente na praia de Santa Eulália, o diretor da ARH, Sebastião Teixeira, explicou à Lusa que os trabalhos «vão realizar-se até ao fim de maio» e fazem «parte de um procedimento de rotina, realizado a seguir ao inverno, quando as arribas geralmente caem».

PUB

Sebastião Teixeira precisou que os técnicos da ARH fazem após cada inverno uma vistoria completa às arribas «para ver como elas evoluíram» e «detetar novas situações na eminência de queda», para depois intervir com máquinas e fazê-las cair.

«O que fazemos não é demolir, mas anteciparmos a queda, porque a demolição é um palavrão muito feio e o que fazemos é anteciparmo-nos à natureza para que elas caiam em segurança e não em cima de eventuais banhistas», frisou o diretor da ARH Algarve.

Uma das intervenções realizadas esta quarta-feira na praia de Santa Eulália provocou a queda de um bloco de cerca de dois metros cúbicos que se encontrava por cima da entrada de uma pequena gruta, habitualmente utilizada por banhistas para aproveitar a sombra e abrigar-se do sol, apesar dos riscos de queda iminente de arribas e dos avisos colocados à entrada da praia.

O diretor da ARH do Algarve adiantou que estão identificadas sete praias (Santa Eulália, Maria Luísa, Oura, Prainha, Vau, Careanos e Rocha) onde serão feitas intervenções «até ao final do mês», após um inverno que não foi tão rigoroso como anteriores.

Questionado sobre se o trabalho de monitorização e intervenção das arribas pode ser abrangidos pelos cortes orçamentais que estão a afetar todos os organismos do Estado, o diretor da ARH disse que não, porque este trabalho é «prioritário e de baixo custo».

PUB

Relacionados

Últimas