Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bairro do Aleixo: evacuação concluída

Polícia faz últimas verificações de segurança

ACTUALIZADA ÀS 10h34

O Comandante da Polícia Municipal do Porto, Leitão da Silva, disse à Lusa que a evacuação das torres do Bairro do Aleixo já está concluída.

PUB

ASSISTA EM DIRECTO À IMPLOSÃO NO BAIRRO DO ALEIXO NO SITE DA TVI

O comandante explicou que «as torres 3 e 4 e as ruas envolventes já foram seladas, estando neste momento a proceder-se às últimas verificações de segurança».

A operação de demolição da torre 5 do Bairro do Aleixo envolve cerca de 300 operacionais e obrigou 509 moradores a abandonar o perímetro de segurança.

A implosão só deverá ocorrer «muito próximo do meio-dia», adiantou o comandante operacional da Protecção Civil do Porto, Rebelo de Carvalho.

Os dois minutos prévios ao accionar do botão serão assinalados com um toque sonoro, explicou Rebelo da Silva.

Seguir-se-ão vinte segundos de um toque contínuo, após o que será feita a contagem decrescente de dez até zero. Só nesse momento se accionará o mecanismo para a implosão.

O responsável não revela onde está localizado o botão que dará início à implosão, garantindo apenas que o mesmo será accionado pelo técnico responsável.

PUB

O comandante admitiu que o processo pode «ser abortado até ao carregar no botão».

Contudo, disse Rebelo de Carvalho, «neste momento, nada leva a crer que tal possa acontecer».

Se o vento soprar a mais de 80 quilómetros por hora o processo terá de ser abortado.

O comandante reconhece que «existem situações climatéricas imprevistas».

A implosão dos 13 pisos da primeira das cinco torres do bairro a serem demolidas envolverá 150 quilos de vários tipos de material explosivo.

Rui Rio a ver

O presidente da câmara do Porto vai assistir à implosão da torre 5 do Bairro Aleixo no rio, a bordo da embarcação «Douro Spirit», disse à Lusa Mário Ferreira, dono da empresa Douro Azul.

«A melhor maneira de ver as margens é do rio. Lembrei-me disto já há bastante tempo e fiz o desafio a Rui Rio já no São João», contou o empresário.

Mário Ferreira frisou ainda que a embarcação «ficará a uma distância muito segura e com um ângulo de visão livre».

PUB

Últimas