Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nenhum suplemento para emagrecer resulta

Relacionados

Estudos científicos são unânimes. Mas há muitos produtos e sem controlo

Nenhum suplemento alimentar para emagrecer resulta, é a conclusão de todos os estudos científicos, escreve a agência Lusa. No entanto, todos os meses surge um novo no mercado e sem qualquer controlo, estes produtos comportam sérios riscos para quem os toma.

O alerta foi lançado esta quarta-feira pelo secretário-geral da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, Pedro Teixeira, que garante não existir «nenhum suplemento no mercado para ajudar a emagrecer que seja útil, eficaz e seguro».

PUB

Pedro Teixeira, salienta que não existe qualquer fiscalização sobre estes produtos, pelo que não há garantias de que o conteúdo dos frascos corresponde ao descrito nos rótulos. De venda livre, os suplementos «seduzem quem desespera por perder peso», lembra Carlos Oliveira, responsável da Associação de Doentes Obesos ou Ex-Obesos em Portugal (ADEXO).

«Dizem que servem para perder peso, mas é pura ficção. Servem apenas para tirar dinheiro às pessoas e até podem ter o efeito inverso, ou seja, fazer pior», alerta Carlos Oliveira, lembrando que quase sempre são tomados sem acompanhamento de um especialista, podendo levar a situações de sobredosagem.

O secretário-geral da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade sublinha que o risco de abuso é real até porque «as pessoas pensam que se um bocadinho faz bem, um bocadinho mais faz ainda melhor». A recomendação de Pedro Teixeira é que as pessoas com excesso de peso recorram sempre a um profissional de saúde que pode avaliar a eficácia e segurança dos suplementos e até apresentar dietas alternativas.

De acordo com um estudo publicado em Dezembro do ano passado, referente ao período entre 2003 e 2005, 34,4% das mulheres em Portugal têm excesso de peso e 13,4% são obesas. Quanto aos homens, o excesso de peso abrange 45,2% sendo que 15% são obesos.

PUB

Relacionados

Últimas