Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: Linha Saúde 24 penalizada em 390 mil euros

Relacionados

DGS justifica medida com falhas de eficácia na resposta aos utentes

Apontada como a primeira resposta à gripe A, a Linha Saúde 24 já sofreu penalizações por incumprimento no valor de 390 mil euros, esperando-se um aumento do valor no que toca à falha de eficácia ao longo do mês de Julho. O director-geral da Saúde explicou esta tarde porquê perante a comissão parlamentar de Saúde, que acompanha o evoluir da doença em Portugal.

«A própria empresa sabe que foi penalizada ao longo do mês de Julho, porque não assegurou uma eficácia de atendimentos de 85 por cento», explicou Francisco George (vídeo).

PUB

Em esclarecimentos ao grupo de trabalho parlamentar que acompanha a gripe A, o director garantiu esta tarde que a empresa foi penalizada «porque permitiu o abandono de 15 por cento» dos pedidos de ajuda.

A Linha Saúde 24 iniciou a sua actividade em 2007, sofrendo logo no primeiro semestre uma penalização no valor de 250 mil euros, já pagos entretanto. Quanto ao segundo semestre, estão ainda em dívida 140 mil euros, também devido a falhas detectadas.

De acordo com Sérgio Gomes, responsável pela Linha Saúde 24, o valor de multas devido aos incumprimentos referentes aos terceiro e quarto semestres ainda não foi contabilizado.

Portugal registou mais de 2200 casos até dia 23

No entanto, o valor das penalizações nos últimos meses poderá aumentar em relação aos já avaliados. Segundo o director-geral da Saúde, desde o dia 5 de Julho que o incumprimento da empresa privada, que gere a Linha Saúde 24, se agravou. As penalizações encontram-se previstas no contrato assinado entre o Ministério da Saúde e a empresa, que previa já a situação de epidemia .

PUB

Relacionados

Últimas