Já fez LIKE no TVI Notícias?

Farmácia: ministério falha pagamento de 10 milhões

Revela Associação Nacional das Farmácias

A Associação Nacional das Farmácias acusou hoje o Ministério da Saúde de falhar o pagamento de 10,5 milhões de euros às farmácias do Norte, um valor referente ao mês de agosto.

«O Ministério da Saúde não pagou 10,5 milhões de euros de uma fatura global de 31,2 milhões de euros, mesmo com a redução significativa da despesa do Estado com comparticipações dos medicamentos», lê-se num comunicado de imprensa enviado à Lusa.

PUB

Segundo a Associação Nacional das Farmácias (ANF), o Ministério da Saúde, através Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, «falhou o pagamento às farmácias da região», um pagamento que deveria ter acontecido em 10 de outubro, relativamente às comparticipações do mês de agosto.

O atraso dos pagamentos da ARS Norte às farmácias atinge atualmente «74,1 milhões de euros».

A ANF classifica a atual situação das farmácias de «colapso económico» e informa que existem «1.250 farmácias com fornecimentos suspensos nos fornecedores» e «mais de 300 milhões de euros de dívida litigiosa aos grossistas», recordando que as dificuldades financeiras se estão a agravar «devido aos atrasos nos pagamentos por parte do Ministério da Saúde».

A Lusa contactou a ARS Norte, através da assessoria, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma reação daquela instituição.

PUB

Últimas