Já fez LIKE no TVI Notícias?

Febre Aftosa: 30 países embargam carne brasileira

Entre os quais se encontra Portugal. Doença não afecta ser humano, mas é altamente contagiosa para animais como porcos, carneiros, vacas, cabras e ruminantes

Pelo menos 30 países, entre eles Portugal, suspenderam parcial ou totalmente a importação de carne brasileira, depois de descoberto um foco de febre aftosa no país, anunciaram hoje fontes oficias.

A febre aftosa, que não afecta o ser humano, é uma doença altamente contagiosa para animais como porcos, carneiros, vacas, cabras e ruminantes.

PUB

A doença pode propagar-se por via aérea, podendo mesmo ser transportada pelas rodas de um camião ou pelas solas dos sapatos de um turista.

Um comunicado do Ministério da Agricultura brasileiro indicou terça-feira que a febre aftosa afectou 140 bovinos de uma propriedade em Mato Grosso do Sul e que medidas sanitárias de urgência foram aplicadas, como o abate de 582 animais da mesma propriedade.

Os 25 estados-membros da União Europeia, a Rússia, Israel e a África do Sul notificaram oficialmente as autoridades brasileiras da sua decisão de embargarem carne proveniente do país, segundo o secretário da Defesa da Agricultura do Brasil, Gabriel Alves Maciel.

Também a Argentina e o Chile anunciaram publicamente na terça- feira terem embargado carne brasileira do estado de Mato Grosso do Sul, segundo o presidente da Federação Agrícola daquele estado.

Em Portugal, a carne de bovinos abatidos depois de 30 de Setembro proveniente do Brasil está proibida de entrar no país, disse à Agência Lusa fonte do Ministério da Agricultura.

PUB

Em comunicado, a Direcção-Geral de Veterinária afirmou "que não chegou a Portugal qualquer carne bovina brasileira com data posterior a 30 de Setembro".

A interdição em Portugal surge depois de o Comité Permanente da Cadeia Alimentar da União Europeia ter decretado o embargo à importação de carne de vaca proveniente de três estados do Brasil:

Mato Grosso do Sul, onde foi detectado o foco da doença, e os outros dois estados que com ele fazem fronteira, Paraná e São Paulo.

O presidente do Brasil, Lula da Silva, disse hoje no Porto que o seu Governo tomou no fim-de-semana "todas as providências" para eliminar o foco de febre aftosa que contaminaram várias cabeças de gado.

"Foram levantadas barreiras sanitárias, os animais contaminados foram abatidos e estamos agora a apurar responsabilidades, de modo a não acusar ninguém a priori", disse Lula da Silva durante a VIII Cimeira Luso-Brasileira, que decorre no Porto.

Lula da Silva disse ter explicado ao primeiro-ministro português todas as medidas que estão a ser tomadas no Brasil e José Sócrates comprometeu-se a transmitir à União Europeia essa informação.

PUB

Em Fevereiro de 2001, a Grã-Bretanha foi afectada por surtos de febre aftosa que levaram a Comissão Europeia a proibir as exportações de gado, carne e produtos lácteos para os restantes estados-membros.

Além do embargo, Portugal adoptou na altura outras medidas de precaução, como a inspecção de todos os passageiros provenientes do Reino Unido que entrassem no país por via aérea ou marítima.

Os passageiros eram obrigados a passar por uma zona esponjosa, com o objectivo de limparem os sapatos.

Foram ainda destruídos todos os materiais de origem animal vindos do Reino Unidos.

PUB

Últimas