Já fez LIKE no TVI Notícias?

PJ apreende quase duas toneladas de cocaína disfarçada em gesso

Foi trazida do Brasil para Portugal por via marítima

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta segunda-feira, a apreensão de quase duas toneladas de cocaína, proveniente do Brasil, e a detenção de cinco cidadãos brasileiros «suspeitos de pertencerem a uma organização criminosa internacional dedicada ao tráfico de elevadas quantidades de cocaína, a operar em território nacional». A PJ classifica a apreensão de exactos 1 736 quilos de droga como «a maior apreensão de cocaína em Portugal, nos últimos anos».

A PJ explica, em comunicado, que a operação policial foi levada a cabo com a colaboração das autoridades brasileiras. No mesmo documento, a Judiciária conta que «foram detectados esforços significativos por parte do referidos grupo criminoso, visando a importação de dez contentores para território nacional, através do Porto de Leixões». Os contentores eram provenientes do Brasil e a mercadoria declarada era gesso, em sacos e em blocos, tendo como destino uma empresa portuguesa propriedade dos detidos.

PUB

As autoridades controlaram os contentores, desde a sua chegada ao Porto de Leixões, até um armazém da zona industrial do Montijo, para onde foram transportados por via rodoviária. As paletes foram vistoriadas e a droga foi detectada, dissimulada no interior de concavidades feitas para o efeito.

Durante a operação foram ainda apreendidos um veículo comercial, um veículo ligeiro, cerca de 30 mil euros em dinheiro, vários telemóveis e documentação.

Os detidos, com idades entre os 21 e os 49 anos, declararam ser empresários. Um deles disse mesmo ser investigador da Polícia Civil brasileira. Os suspeitos foram presentes a primeiro interrogatório judicial e ficaram em prisão preventiva.

PUB

Últimas