Já fez LIKE no TVI Notícias?

Porto: 68 quilos de khat apreendidos

Droga alucinogénia vinha numa encomenda descrita como contendo posters

A Direcção-Geral das Alfândegas apreendeu esta terça-feira, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, 68 quilos de khat, uma droga alucinogénia, anunciou, no Porto, fonte daquele organismo.

O khat produz efeitos semelhantes aos provocados pela ingestão de anfetaminas, tendo como substâncias activas a catinina e a catinona, ambas proibidas pela legislação portuguesa.

PUB

Bolachas de chocolate e cocaína

Cocaína escondida em colchas

O seu uso produz nos utilizadores alucinações, euforia e hiperactividade, acelera o ritmo cardíaco, eleva a tensão arterial e pode conduzir a comportamentos maníaco-depressivos e a anorexia.

O produto vinha incluído numa encomenda descrita na declaração aduaneira como contendo posters destinados aos Estados Unidos.

Esta é a segunda apreensão deste tipo de droga efectuada pelas Alfândegas Portuguesas, tendo a primeira, de 18 quilos, sido realizada no Aeroporto de Lisboa em Julho de 2007.

A apreensão surge quase simultaneamente com uma outra, de 205 quilos de khat, realizada pelas actualidades aduaneiras da Alemanha.

A droga apreendida foi entregue pela Alfândega à Polícia Judiciária, a quem compete a investigação deste tipo de crime.

O khat é uma planta nativa da África Oriental (nomeadamente da Etiópia) e da Península Arábica, sendo muito popular no Yemen, onde 60 por cento dos homens e 35 por cento das mulheres o usam diariamente, mascando as suas folhas.

Na Somália, esta planta é ainda mais usada que no Yemen, com mais de 60 por cento de utilizadores diários.

PUB

Últimas