Já fez LIKE no TVI Notícias?

Transportes: aumentaram agressões a motoristas

Relacionados

Alerta foi dado pela Comissão de Trabalhadores e os sindicatos da STCP. Dizem que é consequência da degradação do serviço prestado

A acompanhar o comunicado as organizações representativas dos trabalhadores da STCP divulgaram uma carta aberta ao Conselho de Administração da empresa, pedindo “medidas urgentes que visem a segurança e proteção dos motoristas no desempenho das suas funções nomeadamente nas linhas e serviços mais problemáticos, a proteção dos mesmos quanto a agressões, conflitos e insultos de que os mesmos têm vindo a ser alvo por parte dos utentes dos serviços públicos de transporte, em consequência da falta de motoristas para cumprimentos de todos os horários”.

As organizações representativas dos trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) denunciaram hoje um aumento de agressões a motoristas e de atos de vandalismo contra autocarros, como consequência da degradação do serviço prestado.

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores e os sindicatos ligados à empresa alertaram que a taxa de incumprimento do serviço prestado pela STCP passou de 5% para 32%, reiterando o “défice brutal de motoristas, atualmente na ordem dos 130”.

PUB

De acordo com as estruturas representativas dos trabalhadores, a entrada de um novo diretor de operações veio impossibilitar a habitual “prestação de trabalho extraordinário”, o que tem tido “enormes” consequências, pelo que vão ser efetuadas queixas junto do Tribunal de Contas, aos municípios, ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes e à Autoridade para as Condições do Trabalho.

“O serviço está cada vez mais degradado e os conflitos entre utentes e motoristas aumentam de dia para dia. Nas últimas semanas as agressões a motoristas dispararam significativamente, tendo três trabalhadores recebido tratamento hospitalar, tal era o seu estado”, referiu ainda o comunicado, que acrescentou que “os atos de vandalismo para com as viaturas aumentaram”.

A Lusa pediu uma reação à STCP, mas tal não foi possível em tempo útil.

PUB

Relacionados

Últimas