Já fez LIKE no TVI Notícias?

GNR: «Ou calas-te ou levas», acusam alunos

Relacionados

Militares terão agredido e ameaçado estudantes do Porto que queriam protestar

Um grupo de alunos de uma escola de Arcozelo, Gaia, acusou esta quarta-feira a GNR local de os ter ameaçado e agredido quando se preparavam para sair em direcção à manifestação que se realizou no centro da cidade do Porto, noticia a Lusa.

«Estávamos junto à escola a apelar à participação na manifestação quando chegou um grupo de GNR`s que nos começou a ameaçar e agrediu um dos meus colegas, que ficou com uma marca no pescoço», disse à Lusa, um dos alunos da Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira.

PUB

Estudantes em protesto no Porto

Segundo Fábio Lopes, os agentes da GNR ameaçaram os manifestantes com frases como «ou calas-te ou levas» e «há já molho», entre outras expressões. «Foram brutos sem necessidade, houve até crianças do ensino básico que perante a situação começaram a chorar com medo», afirmou o mesmo aluno.

Os estudantes acusaram ainda a GNR de «lhes ter apreendido o altifalante com que tentavam aliciar outros colegas para aderirem ao protesto» e de os «proibirem de filmar os acontecimentos com o telemóvel». «Disseram-nos que eram imagens ilícitas», frisou um dos alunos.

GNR desmente

Em declarações à Lusa, fonte da GNR de Arcozelo afirmou que não houve qualquer ameaça ou agressão a nenhum dos alunos. «Os agentes apenas actuaram no sentido de permitir o acesso normal à escola, que tinha sido fechada a cadeado», acrescentou a mesma fonte.

Os alunos da secundária de Arcozelo estão entre os que hoje se manifestaram, no centro da cidade do Porto.

PUB

Relacionados

Últimas