Já fez LIKE no TVI Notícias?

Reunião entre Fenprof e Ministério acaba mal

Desta vez por causa do concurso de colocação de professores

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) abandonou a reunião com o Ministério da Educação sobre o concurso de colocação de professores, informa a agência Lusa.

«Não participamos em simulações negociais. O Ministério da Educação não alterará no essencial as suas posições, nomeadamente o facto de as classificações da avaliação de desempenho contarem para a graduação profissional dos professores», afirmou o secretário-geral Mário Nogueira.

PUB

Avaliação: ministra não cede, mas diz que está a analisar

Fenprof abandona reunião se ministra não recuar

O sindicalista falava aos jornalistas após a primeira reunião de negociação suplementar sobre as alterações que o Ministério da Educação quer introduzir nos concursos de colocação de professores. «São reuniões que são um deserto, onde a negociação é zero e onde o produto final já está definido», acrescentou.

Segundo Mário Nogueira, se as alterações ao concurso de professores forem para a frente «será muito mais instável o exercício da profissão nos próximos anos». «É necessário combater estas alterações na rua, nas escolas, na Assembleia da República e também no plano jurídico», afirmou.

Um dos pontos da proposta do Governo que os sindicatos contestam é que os resultados da avaliação de desempenho passe a ter efeitos na graduação dos docentes para efeitos dos concursos de colocação. Na semana passada, o ministério fez uma nova proposta sobre esta matéria, que os sindicatos criticaram, por considerarem que não representa qualquer aproximação às suas reivindicações.

De acordo com a nova proposta da tutela, a avaliação de desempenho não terá efeitos no próximo concurso de professores, mas apenas em 2010 no caso dos contratados e quadros de zona pedagógica e em 2013 para a grande maioria dos docentes.

PUB

Últimas