Já fez LIKE no TVI Notícias?

Setúbal: avaliação de professores suspensa

Professores do Agrupamento Cetóbriga suspendem processo até que este seja revisto

A maioria dos cerca de 200 professores do Agrupamento Vertical de Escolas Cetóbriga, em Setúbal, decidiu segunda-feira «suspender a participação no processo de avaliação» até que o mesmo seja revisto, noticia a Lusa.

Em comunicado, a que a agência Lusa teve acesso, os 155 professores do Agrupamento Cetóbriga que participaram numa reunião efectuada ao final da tarde de segunda-feira, na Escola EB 2,3 de Aranguez, declaram que não vão entregar os objectivos individuais e consideram que o actual modelo de avaliação é «inexequível».

PUB

«A aplicação do modelo previsto no decreto regulamentar 2/2008 tem-se revelado inexequível, por ser inviável praticá-lo segundo os critérios de rigor, imparcialidade e justiça exigidos pelos professores deste agrupamento», refere o comunicado.

No documento, os professores alegam também que o decreto regulamentar 2/2008 impõe quotas para as menções de «excelente» e «muito bom», e, com isso, desvirtua, logo à partida, qualquer perspectiva de os docentes verem «reconhecidos os seus efectivos méritos, conhecimentos, capacidades, competências e investimento na carreira».

Os professores consideram ainda que «não é aceitável a subordinação da avaliação de desempenho dos professores e da sua progressão na carreira a parâmetros como o abandono escolar e o sucesso dos alunos».

Entre outras razões, alegam que estes critérios «desprezam variáveis inerentes à realidade social, económica, cultural e familiar dos alunos, que escapam ao controlo e responsabilidade do professor e que são fortemente condicionadoras do sucesso educativo».

PUB

Últimas