Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sindicato rejeita "manto de suspeição" sobre professores na mobilidade

Relacionados

Sindicato dos Professores da Região Centro diz também que não hesitará em denunciar os casos concretos de abuso e fraude

Para o sindicato, no entanto, "já poderá ser indício o facto de um determinado médico assinar um número elevado de declarações, sendo necessário, para solicitar esclarecimentos à tutela, que o seu nome e domicílio profissional sejam revelados por quem tem essa desconfiança".

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) recusou esta quarta-feira que seja lançado "um manto de suspeição" sobre todos os docentes na situação de mobilidade, por serem portadores de doença incapacitante.

Por outro lado, o SPRC "também não hesitará em denunciar, junto das instâncias adequadas (Ministério da Educação e Ciência, inspeção e tribunais), os casos concretos de abuso e fraude", afirma em comunicado.

Para estes casos, o sindicato, filiado na Federação Nacional dos Professores (Fenprof), exige "exemplar punição", que sejam "denunciados [caso] se comprove serem fraudulentos".

O SPRC considera "tão grave a acusação infundada de professores que, efetivamente, padecem de uma das doenças identificadas, ainda que possa não parecer, como haver quem, de forma fraudulenta, alega [ter] uma destas doenças, para poder ultrapassar colegas" na colocação em escola.

PUB

Para um docente da educação pré-escolar ou dos ensinos básico ou secundário, beneficiar de mobilidade por doença, do próprio ou de familiar a quem preste acompanhamento, é "obrigatório que o domicílio fiscal de ambos seja o mesmo", e a doença em causa "terá de ser uma das que constam" no despacho conjunto A-179/89-XI, de 12 de setembro.

"Tem-se ouvido falar em elevado número de docentes que usufruem desta mobilidade, mas esse, por si só, não é critério para desconfiança, pois hoje a idade dos docentes no ativo aumentou muito, tornando-os mais vulneráveis à doença.".

O SPRC afirma-se também disponível para, "com todos os professores, continuar a combater as políticas de um governo que não promove a estabilidade do corpo docente com a abertura de lugares nos quadros das escolas, que elimina postos de trabalho que são necessários às escolas e que aposta na divisão dos professores para continuar a reinar".

PUB

Relacionados

Últimas