Já fez LIKE no TVI Notícias?

15 mil sem luz em Fátima, Leiria, Caldas da Rainha e Torres Novas

Falha de electricidade devido ao mau tempo que está a assolar o país

Cerca de 10 000 pessoas estão sem electricidade nas zonas de Leiria, Caldas da Rainha e Torres Novas, na sequência do mau tempo que está a assolar o país, disse à Agência Lusa fonte do gabinete de comunicação da EDP Distribuição.

«Tivemos um pico de 40 000 clientes sem electricidade à hora do almoço e, neste momento, temos 75 por cento dos clientes já ligados», afirmou Maria Antónia Fonseca, esclarecendo que a EDP Distribuição tem «geradores em locais estratégicos em caso de não conseguir fazer a reposição do abastecimento de energia nas próximas horas».

PUB

Segundo a responsável, houve «uma situação de mau tempo, não só nesta região, mas noutras do país, como a norte, que foi sobretudo grave ao início da manhã e por volta da hora do almoço».

«Houve muito vento e trovoada, a que sucederam períodos de acalmia», explicou Maria Antónia Fonseca, adiantando que a EDP Distribuição tem «no terreno duas centenas de operacionais» para resolver os problemas decorrentes do mau tempo.

A responsável frisou que «algumas avarias que tinham sido reparadas tiveram de ser novamente alvo de intervenção durante a tarde», o que levou também ao reforço das equipas de intervenção por outras de fora da região.

Maria Antónia Fonseca acrescentou que a situação obrigou a empresa a activar «o plano de actuação em regime perturbado».

Cinco mil afectados em Fátima

A freguesia de Fátima está sem electricidade desde cerca das 13:30 de hoje, disse à agência Lusa o presidente da Junta, que estima a existência de pelo menos cinco mil pessoas afectadas pela situação.

PUB

«Não há luz desde praticamente a hora do almoço», declarou Natálio Reis, frisando que o problema «afecta a freguesia toda» onde se situa o Santuário de Fátima há quase dez horas.

O autarca esclareceu que assim que ocorreu o corte de energia comunicou a situação à EDP, que informou da existência de «muitas avarias», mas também de que «os meios estavam todos na rua».

«O que eu estranho é que mal há um bocado de chuva acontece isto», declarou, explicando que numa outra ocasião remeteu um ofício à eléctrica nacional a dar conta dos problemas no abastecimento de energia à freguesia.

Natálio Reis apontou ainda os problemas para os particulares e empresas do «vai e vem» da electricidade, alertando para as consequências da situação nos equipamentos.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, «o comércio de Fátima funcionou à luz da vela». «O comércio e a hotelaria estão a ter grandes prejuízos», assegurou.

Outras freguesias vizinhas de Fátima, como Atouguia, ou Santa Catarina da Serra, esta última no concelho de Leiria, estão também a ser afectadas pelo corte de electricidade, disseram residentes à Lusa.

Também em parte da freguesia de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, o problema mantém-se desde as primeiras horas da manhã.

PUB

Últimas