Já fez LIKE no TVI Notícias?

Suplementos nutricionais trazem riscos para a saúde

Uso abusivo em actividades desportivas provoca problemas cardiovasculares

O uso abusivo de suplementos nutricionais em actividades desportivas pode trazer riscos para a saúde, designadamente hipertensão arterial, escreve a agência Lusa segundo as afirmou esta segunda-feira Rui Escaleira, do Centro Hospitalar do Alto Minho (CHAM).

O médico, que na manhã desta segunda-feira participou no X Congresso Anual da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), afirmou que as pessoas já começam a tomar este tipo de suplemento com o objectivo de transformar o corpo e não apenas para melhorar a performance. Existem muitos suplementos nutricionais «queimadores de gordura», sendo que há já quem decida tomá-los única e exclusivamente para «obter um rendimento físico e estético».

PUB

Estes suplementos, de venda livre, «têm riscos associados, nomeadamente problemas cardiovasculares», afirmou o especialista, que aconselha a população a «contactar um médico ou um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de suplemento nutricional». Segundo referiu, a maioria dos queimadores de gordura tem suplementos anorexigénicos (retiram o apetite) que, quando não controlados, são perigosos.

Rui Escaleira sublinhou que «existe um abuso de consumo destes suplementos» por parte de atletas «casuais», ou seja, sem qualquer objectivo competitivo.

Uma vez que os suplementos nutricionais não são fármacos, o especialista declarou que cabe às companhias produtoras a responsabilização acerca da segurança e evidência de resultados/eficácia dos seus produtos.

Rui Escaleira está satisfeito com o facto da principal indústria de suplementos nutricionais ser originária dos Estados Unidos, um país onde os produtos estão sujeitos a um grande controlo por parte da FDA (Food and Drug Administration). «Este controlo garante que o produto tem segurança alimentar e que os seus constituintes têm validade em termos de qualidade e quantidade», disse e concluiu que «até ao momento não se registou nenhum caso de perigo para a saúde».

O congresso anual da APNEP, que decorre até terça-feira no Porto, conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais que, entre outros temas, vão debater «Obesidade na Criança e Adolescente», «O Doente com diabetes», «Nutrição no idosos» e «Peso ideal - será que existe?».

PUB

Últimas