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«Acordo» contra a obesidade infantil

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Empresas alimentares vão abandonar publicidade dirigida a crianças até aos 12 anos

Várias empresas nacionais e multinacionais uniram-se para combater o problema da obesidade infantil em Portugal. Foram 26 as que assinaram, esta quinta-feira à tarde, um protocolo de compromisso de não promoção de determinado tipo de alimentos para crianças até aos 12 anos.

«Este acordo tem em vista a reformulação dos perfis nutricionais dos produtos agro-alimentares. O objectivo é reduzir a prevalência do problema da obesidade infantil», disse o presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA), Jorge Henriques, na sessão de assinatura do protocolo, em Lisboa. Para o mesmo, este problema poderia evoluir para formas «muito mais difíceis de controlar», mas com este acordo é possível dar um grande passo para a «solução».

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Mas a ideia não se fica pela publicidade nos meios de comunicação. Estas empresas vão também deixar de promover iniciativas de natureza comercial em escolas do primeiro ciclo. A par destas medidas será criado um mecanismo independente de monitorização das mesmas.

Entre os Grupos que se comprometeram, conta-se a Cerealis, a Coca-Cola, a Danone, Iglo, bem como a Modelo Continente, a Nestlé, a Unicer e a Unilever.

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