Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal nos cinco que já cumpriram Bolonha

Relacionados

10 critérios estabelecidos internacionalmente para medir aplicação do processo já em prática

Portugal é um dos cinco países que já cumpriram os dez critérios estabelecidos internacionalmente para a concretização do Processo de Bolonha, segundo um relatório que será apresentado terça-feira num encontro de ministros do Ensino Superior de 48 países.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou à Agência Lusa que este relatório, elaborado pelo Grupo de Acompanhamento do Processo de Bolonha, vai no sentido de que Portugal já aplicou os 10 critérios estabelecidos internacionalmente para medir a aplicação do Processo de Bolonha nos 48 países envolvidos.

PUB

«Portugal concretizou as medidas preconizadas no Processo de Bolonha e de facto a questão essencial é que hoje está no grupo dos cinco países que estão mais avançados na concretização de Bolonha», ao lado da Dinamarca, Suécia, Irlanda e Escócia, afirmou Manuel Heitor.

98 % dos cursos adaptados à Declaração de Bolonha

Segundo o Governo, Portugal já tem 98 por cento dos cursos superiores adaptados à Declaração de Bolonha, um compromisso que pretende a adopção de critérios para uniformizar o ensino superior em 48 países europeus, de forma a facilitar, nomeadamente, a mobilidade de pessoas.

«Todos sabemos que o processo de aprendizagem é um processo contínuo, mas do ponto de vista institucional está concluída a adopção de Bolonha e, no quadro europeu, o estado de evolução em Portugal é particularmente satisfatório», sublinhou.

Os 48 países europeus que se comprometeram com a Declaração de Bolonha têm até 2010 para cumprir 10 critérios distribuídos em três grandes grupos de indicadores que prevêem a adopção de sistemas de graus e ciclos de ensino comuns, a implementação de sistemas de qualidade e um nível de reconhecimento de graus e de mobilidade internacional de estudantes e docentes.

PUB

Relacionados

Últimas