Já fez LIKE no TVI Notícias?

Depois da pele, proteja os olhos

Pediatra defende que crianças devem usar óculos de sol desde bebés

A protecção dos olhos das crianças nas idas à praia é o próximo desafio que os pais enfrentam, depois de terem aprendido na última década a proteger a pele dos filhos dos malefícios do sol.

O pediatra Mário Cordeiro, em declarações à agência Lusa, defendeu que as crianças devem usar óculos de sol desde bebés para proteger os olhos dos efeitos prejudiciais do sol, nomeadamente da luz que pode danificar a visão que só fica definitiva na adolescência.

PUB

Na última década a camada de ozono tem sido cada vez mais enfraquecida devido à poluição industrial e dos automóveis, o que tem aumentado a exposição dos seres vivos aos raios ultra violetas (UV).

Mário Cordeiro defendeu que os malefícios das alterações climatéricas têm sido acompanhados por um «melhor conhecimento» dos riscos da exposição aos raios UV, um dos principais factores ambientais responsáveis pelo desenvolvimento do cancro de pele e de problemas de visão.

O pediatra considera que pais, educadores e pediatras devem direccionar o esforço de protecção dos efeitos prejudiciais do sol também para a visão.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) tem mesmo feito alertas ao público a explicar que «as radiações associadas aos raios ultravioleta, quando negligenciadas, podem prejudicar gravemente a visão».

Esta organização lembra que o olho é o órgão, a seguir à pele, «mais susceptível de sofrer danos devido à exposição às radiações UV». Estes raios podem afectar as três principais estruturas do olho: a córnea, a retina e o cristalino.

PUB

Segundo um documento da SPO sobre a exposição ocular aos UV, esta radiação «é altamente prejudicial, pois conduz à destruição parcial ou total dos foto receptores da retina, provoca queimaduras oculares na pálpebra, aumenta o risco de desenvolver cataratas e um maior risco de degenerações maculares relacionadas com a idade».

Os oftalmologistas recomendam «o uso frequente de óculos de sol» pois associam-no a «um decréscimo de 40 por cento do risco de desenvolver cataratas».

Apesar dos alertas são poucas as crianças que usam óculos de sol, mesmo durante o pico do Verão. Pelo contrário, proteger a pele do sol é já um hábito que se enraizou entre os portugueses nas últimas décadas.

O pediatra Mário Cordeiro considera mesmo que colocar creme protector é uma «medida vulgar», mas salienta que os pais nem sempre administram essa protecção da melhor forma.

Mário Cordeiro exemplifica alguns hábitos errados, como colocar o protector apenas quando a criança chega à praia, o que nem sempre é eficaz, pois alguns produtos demoram tempo a fazer efeito.

Por outro lado, a pele deve ser protegida sempre que há exposição ao sol, o que implica a colocação de creme em todas as circunstâncias e não só na praia, disse.

PUB

Últimas