Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ensino: actual sistema pode causar problemas de aprendizagem

Relacionados

Pediatra considera que a transição é «demasiado brusca» entre o 1º e o 2º ciclos

O pediatra Mário Cordeiro subscreveu hoje a proposta de fusão dos 1º e 2º ciclos do ensino básico, por considerar que actualmente a transição «demasiado brusca» entre as duas fases pode trazer problemas comportamentais e de aprendizagem.

Um estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE) recomenda a fusão dos 1º e 2º ciclos do ensino básico para acabar com «transições bruscas», com apenas um professor, progressivamente apoiado por outros docentes em pelo menos duas áreas.

PUB

«Subscrevo totalmente o Conselho. Não se pode fazer uma transição tão brusca. Do 1º para o 2º ciclo muda-se de espaço, de colegas, de matérias e também de um professor para uma data deles», comentou à Lusa Mário Cordeiro.

Reconhecendo que para algumas crianças este tipo de transição pode ser «muito estimulante» porque significa um grande passo no crescimento, considera contudo que, para outras, pode ser «muito mau e extenuante».

«Conheço casos em que essa transição trouxe problemas. Depende do grau de desenvolvimento, do temperamento e de como gerem o binómio regressão/crescimento», explicou.

A passagem para o 2º ciclo significa, na sua opinião, uma «grande exposição ao mundo exterior» que, nalguns casos, pode derivar em problemas de comportamento, de aprendizagem e trazer alguns receios.

«As crianças deixam de ter maestrina [as professoras do 1º ciclo] e passam a ter de ser maestros de si próprios. Por vezes não são capazes disso», comentou.

O pediatra sublinhou ainda que «não é por fazer nove ou dez anos que a criança muda repentinamente de um dia para o outro».

Por isso, propõe que no 1º ciclo do básico os alunos possam ter já dois ou três professores para matérias distintas: letras, matemática e ensino artístico.

Mas, gradualmente, considera importante que as crianças tenham um conjunto alargado de docentes, depois da fase generalista da aprendizagem: «dessa forma, têm vários tipos de ensino para formarem o seu conceito de ensino e de aprendizagem».

PUB

Relacionados

Últimas