Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novas Oportunidades são «revolução silenciosa» na Educação

A opinião é da vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), Carmo Gomes

A formação de jovens e adultos através dos programas Novas Oportunidades está a provocar uma «revolução silenciosa» na Educação em Portugal. A opinião é da vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), Carmo Gomes.

«Estamos a assistir a uma revolução silenciosa», afirmou a responsável, referindo-se a um estudo exploratório sobre o impacto da formação de adultos que frequentam os Centros de Novas Oportunidades no sucesso escolar dos seus filhos.

PUB

Coordenado por Lucília Salgado, da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), o estudo veio demonstrar que os pais que frequentam as Novas Oportunidades «passaram a valorizar a escola de uma forma totalmente diferente, subiram a fasquia da escolarização», sublinhou Carmo Gomes.

A responsável falava no «I Encontro Internacional de Literacia Familiar ¿ Implicações da Família no Sucesso Escolar», organizado pela ESEC e que encera sábado. A vice-presidente da ANQ disse que o facto de haver «um milhão de pessoas interessadas em estudar mais» está a provocar uma mudança na «maneira como os portugueses olham para a escola».

O estudo, intitulado «Uma oportunidade dupla: da promoção da literacia familiar ao sucesso escolar das crianças», que será apresentado sábado no encontro, veio demonstrar que as Novas Oportunidades tiveram um impacto positivo no acompanhamento escolar dado pelos adultos que as frequentaram aos seus filhos. Nos próximos meses, arranca uma segunda fase do estudo, para se apurar se essa mudança contribuiu ou não para aumentar o sucesso escolar das crianças.

PUB

Últimas