Já fez LIKE no TVI Notícias?

Beja: crianças recomeçam aulas em quartel

Relacionados

Remodelação em edifícios de duas escolas obrigam a transferência

Duzentas e oitenta crianças de duas escolas do ensino básico de Beja recomeçaram esta terça-feira as aulas com a mudança provisória para o quartel do Regimento de Infantaria 3 (RI3), devido a remodelações nos edifícios escolares, noticia a agência Lusa.

Depois de acolher 150 alunos da Escola Básica nº 1 (EB1), entretanto regressados ao estabelecimento de ensino, o quartel militar, situado na periferia da cidade, serve desde hoje de escola provisória aos 180 alunos matriculados na EB5 e aos 100 da EB7.

PUB

Os alunos da EB5 vão ter aulas no RI3 até ao final do ano lectivo, durante as obras de remodelação do edifício escolar, integradas num projecto da autarquia que prevê remodelar e beneficiar, 15 escolas básicas do concelho (quatro da cidade e 11 de freguesias rurais).

Provisoriamente e durante as intervenções, a autarquia decidiu transferir as actividades lectivas das escolas da cidade para o RI3, ao abrigo de um protocolo de colaboração com o Exército, que prevê a utilização, para fins educativos, de uma parte da unidade militar.

Quanto aos alunos da EB7, vão aprender a ler e a escrever no RI3 até serem transferidos para a futura EB1 de Santa Maria, uma das três escolas básicas integradas que o município vai construir até 2010, num investimento de 4,5 milhões de euros.

Já os 150 alunos da EB1, depois das férias da Páscoa e de dois períodos escolares a aprender a ler e a escrever no RI3, regressaram hoje ao estabelecimento de ensino remodelado.

«Além de um edifício escolar integralmente remodelado e de um recreio renovado, os alunos dispõem, agora, de novas instalações sanitárias e de um espaço para a biblioteca escolar e um pátio novos», precisou o autarca.

PUB

Após as obras na EB5, adiantou o autarca, seguem-se as remodelações da EB 2 e 3, que «deverão começar no final do ano lectivo e decorrer durante o Verão, pelo que as actividades e as crianças destas escolas, em principio, não serão transferidas para o RI3».

Francisco Santos adiantou ainda que, ao contrário do inicialmente previsto no projecto, a Escola Básica do Bairro da Conceição, «já não vai ser remodelada porque vai ser integrada na futura EB1 de Santa Maria».

Além das intervenções nas quatro escolas da cidade, a autarquia vai também remodelar outras 11 escolas básicas de freguesias rurais.

Nestes casos, adiantou Francisco Santos, os alunos e actividades escolares serão transferidos para edifícios das respectivas juntas de freguesia.

De acordo com o autarca, deverão terminar «em breve» as obras nas escolas de quatro freguesias, seguindo-se, nos próximos meses, as remodelações das restantes nove.

«São intervenções relativamente profundas em escolas com edifícios obsoletos e degradados, onde as necessidades de remodelação e beneficiação há muito se impunham», justificou Francisco Santos.

PUB

Relacionados

Últimas