Já fez LIKE no TVI Notícias?

Professores fazem jornada de reflexão

Relacionados

Greve geral mantém-se para dia 19 de Janeiro

Os professores realizam, esta terça-feira, nas escolas, uma «jornada de reflexão e luta» em torno da avaliação e a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), discutindo ainda formas de dar continuidade aos protestos contra a política do Governo para a Educação.

A iniciativa foi agendada pela Plataforma Sindical de Professores e realiza-se seis dias antes de uma greve nacional de docentes (19 Janeiro).

PUB

«Nesta jornada, os professores vão dizer o que pensam da avaliação, o que deve mudar neste modelo, o que esperam da revisão do Estatuto da Carreira Docente e qual pensam que deve ser a postura dos sindicatos durante esse processo negocial», afirmou à Lusa Lucinda Manuela, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE).

139 presidentes de escola pedem suspensão da avaliação

Segundo a dirigente sindical, deverão realizar-se plenários em todas as escolas do país, nos quais será votado um texto base onde os docentes exigem a suspensão e substituição do modelo de avaliação de desempenho, uma alteração total da estrutura da carreira, com o fim da divisão em professores e professores titulares, e a abolição das quotas para a atribuição das classificações de «Muito Bom» e «Excelente».

«Esta jornada vai servir também para os professores dizerem, mais uma vez, ao Ministério da Educação que rejeitam esta política educativa. Querem ser devidamente reconhecidos. Assumem as suas responsabilidades, mas querem ser respeitados e ouvidos através dos sindicatos que os representam», defendeu Lucinda Manuela.

PUB

Greve continua a ser preparada

Segundo o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, os docentes vão ainda determinar até quando os sindicatos se mantêm nas negociações de revisão do ECD, que começam no dia 28.

«Se os sindicatos devem continuar a negociar o ECD caso o ministério recuse acabar com as categorias hierarquizadas», explicou o também porta-voz da Plataforma Sindical. Por outro lado, acrescentou, nesta jornada de reflexão os professores vão decidir se mantêm ou não suspenso o processo de avaliação de desempenho.

Os professores vão discutir ainda as acções a realizar, de âmbito local, junto das populações no dia da greve de 19 de Janeiro, bem como apresentar propostas de acção futura a concretizar ao nível de escola e de âmbito nacional.

PUB

Relacionados

Últimas