Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Médicos são bons solistas, mas trabalham mal em orquestra»

Relacionados

Sobrinho Simões defende que os candidatos a Medicina deviam ser entrevistados

Manuel Sobrinho Simões, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, criticou esta sexta-feira os médicos portugueses por, sendo «bons solistas», não saberem trabalhar em «orquestra», e defendeu que os candidatos a Medicina devem ser, sempre que possível, entrevistados, refere a Lusa.

«Temos um problema que é termos bons solistas mas sermos maus a trabalhar em orquestra e isso tem a ver com as limitações históricas», disse o professor catedrático, durante a sessão inaugural do Curso de Medicina que decorreu hoje na Universidade do Algarve (UAlg).

PUB

Os «minifundiários» e as «pequenas invejas» que existem na área da Medicina são «defeitos culturais e não genéticos», referiu Sobrinho Simões, remetendo os problemas actuais para o monolitismo da Universidade de Coimbra, a existência de um cirurgião-mor, a recusa de estrangeirados, a exaltação da retórica, o Estado Novo e a Inquisição.

O professor catedrático defende que os alunos deviam ser entrevistados antes de entrarem para um curso de Medicina, embora reconheça que seria difícil aplicar a medida a nível nacional.

«Temos de ter um sistema de recrutamento com avaliação curricular e os candidatos têm que ter provas escritas e entrevista», disse.

Na opinião de Manuel Sobrinho Simões, existem bons médicos em Portugal mas o ensino da prática apresenta problemas.

«Temos histórias de solistas com sucesso, temos investigação biomédica de qualidade, temos tradição de avaliação externa com consequências, internacionalização consolidada e base populacional diversificada extraordinária para a formação médica. O nosso problema é que temos de melhorar o ensino médico e a organização do ensino», sustenta.

O Curso de Medicina da UAlg abriu em Setembro deste ano, vai na 13ª semana de existência, mas só hoje foi oficialmente inaugurado com a sessão denominada «Formação Médica e Saúde em Portugal», proferida por Manuel Sobrinho Simões.

PUB

Relacionados

Últimas