Já fez LIKE no TVI Notícias?

60% dos jovens não desliga telemóvel na escola

Relacionados

Nem em missas ou funerais. Estudo revela que há quem faça 80 chamadas/dia e envie 99 mensagens

Um estudo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), divulgado pelo Correio da Manhã, revela que seis em cada dez alunos mantém o telemóvel ligado na escola. Aliás, 74 por cento diz que o aparelho só lhe é útil «se estiver constantemente ligado».

Segundo o estudo «E-generation: os usos dos media pelas crianças e jovens em Portugal», baseado num inquérito feito a 1353 crianças e jovens até aos 18 anos, o uso do telefone é tão comum entre os jovens que 21 por cento admite nunca desligar nem retirar o som do telemóvel em velórios e funerais, missas e consultas e tratamentos médicos.

PUB

Aqui ficam alguns números revelados pelo Correio da Manhã, que teve acesso ao estudo: 84 por cento dos alunos entre os nove e os 18 anos tem telemóvel; em média, recebem o primeiro telemóvel aos 11 anos; metade tem telemóvel com câmara digital incorporada; em média fazem 3,6 telefonemas por dia e enviam 26 mensagens, mas há quem chegue às 80 chamadas diárias e às 99 SMS.

O estudo revela ainda que os jovens gastam em média 19 euros por mês com o telemóvel, mas entre os 16 e os 18 a factura sobe para os 30 euros. No entanto, há facturas que chegam aos 200 euros. Os amigos são os principais destinatários das mensagens (77 por cento)e quase metade dos jovens troca mensagens para namorar.

PUB

Relacionados

Últimas