Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mora exige integração no Alentejo central

População manifesta-se esta quarta-feira

A população de Mora vai sair esta quarta-feira à rua para uma manifestação em defesa da integração do concelho na unidade territorial do Alentejo Central (Évora), em vez de pertencer à do Alto Alentejo (Portalegre), informa a Lusa.

A manifestação, anunciada pelo município local (CDU), está prevista para as 18:30, nas ruas do centro da vila.

PUB

Em causa está a possibilidade do concelho não integrar a Nomenclatura de Unidade Territorial III (NUT III) do Alentejo Central e continuar a pertencer, como há vários anos, à NUT III do Alto Alentejo, conforme o actual modelo publicado este mês em Diário da República.

Contudo, lembra a autarquia, o concelho de Mora, desde a sua criação no século XIX, «sempre esteve integrado no distrito de Évora».

PJ investiga Câmara de Viana do Alentejo

Autarquias: restrições a candidaturas em discussão

Além de anunciar a manifestação nas ruas da vila, o município divulgou que a população está a enviar «mais de dois mil postais» de protesto para a residência oficial do primeiro-ministro, José Sócrates.

«Senhor primeiro-ministro, estamos muito zangados consigo e com o seu Governo por estarem a fazer mal à nossa terra. Há uns anos atrás, alguém nos colocou, por engano, no distrito de Portalegre, nós que somos e sempre fomos (desde 1840) do distrito de Évora», pode ler-se nos postais.

PUB

Na missiva, os habitantes apelam à «compreensão» de José Sócrates para que coloque Mora na NUT III do Alentejo Central: «Onde sempre deveríamos ter pertencido», alegam.

O presidente da câmara, José Sinogas, manifestou indignação relativamente a este assunto e reuniu, em Lisboa, dia 16, com o secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita.

«Meteram-nos lá [no Alto Alentejo] por engano e agora há sete presidentes de câmara do PS que, por motivos políticos, não nos querem na NUT do Alentejo Central», disse.

PUB

Últimas