Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gatos preparam-se para o Mundial (fotos)

Relacionados

Exposição Felina Mundial 2008 decorre sábado e domingo no Pavilhão Atlântico, com cerca de 650 gatos provenientes de 30 países

A Exposição Felina Mundial 2008 está em Portugal pela segunda vez, depois da sua passagem por terras lusas em 1995. A Sala Tejo no Pavilhão Atlântico recebe durante este fim-de-semana, dias 25 e 26 de Outubro, a maior exposição e concurso mundial de gatos, com cerca de 650 gatos de 23 espécies diferentes provenientes de mais de 30 países.

Se as raças de gatos e as suas diferentes especificidades lhe dizem alguma coisa, a Exposição Felina Mundial é sem dúvida o local que quererá visitar durante este fim-de-semana. Persa, Siamês, Sphynx, Maine Coons, Russian Blue e Bengal são apenas algumas das muitas espécies diferentes de gatos que se encontram presentes neste certame.

PUB

O objectivo desta exposição é, no entanto, a competição, que se iniciou às 10 horas deste sábado e irá se prolongar até amanhã.

A avalição do júri e a competição renhida

O ponto forte da competição passa pela avaliação realizada pelo júri no palco central da exposição. A avaliação é realizada por 14 juízes. Já antes, os felinos têm de passar pela avaliação em mesas individuais.

«Famous» é campeão

Portugal está sob os holofotes do meio nesta competição: um dos grandes vencedores das edições é de um proprietário português. Apesar de ter um nome comprido, o «Famous» com é tratado por seu dono João Carlos Jerónimo é um gato «Bengal» (espécie originalmente desenvolvida através do cruzamento entre um leopardo asiático e um gato doméstico) e tem ganho inúmeras competições do género durante os últimos anos.

O «Famous» é já tri-campeão mundial na Exposição Felina Mundial, depois de ter vencido em todas edições desde 2005, em certames que se realizaram em Itália, Holanda e Eslováquia. Em relação ao temperamento da espécie, João Carlos Jerónimo refere o facto de apenas ser possível domesticar esta espécie a partir da quarta geração. Em destaque encontra-se também um gato da espécie «Somali», espécie único na competição, propriedade da criadora Arlete Novais.

Todos os mostruários têm indicação do tipo de gato, assim como a descrição do tipo de cor e pêlo, segundo as classificações usadas pelo concurso. O certame é organizada por uma empresa com maior protagonismo no mundo dos canídeos, apesar de a «Royal Canin» ter também artigos para gatos.

PUB

Relacionados

Últimas