Já fez LIKE no TVI Notícias?

Protesto da Geração à Rasca espalha-se pelo país

Relacionados

Mais de 37 mil pessoas garantem que vão estar presentes

Mais de 37 mil pessoas confirmaram até agora, no Facebook, a participação no Protesto Geração à Rasca, agendado para 12 de Março em Lisboa e Porto, mas que já se estendeu a Viseu, Leiria, Faro, Funchal e Ponta Delgada.

Na página do Facebook da iniciativa, o apelo é lançado aos «desempregados, quinhentoseuristas e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal!».

PUB

Paula Gil, uma das organizadoras, não esconde o seu espanto pela enorme adesão que teve a iniciativa, que começou por ser uma ideia de quatro amigos, mas explica-a de forma muito simples: «A precariedade é transversal e afecta muita gente.»

As proporções que assumiu a iniciativa dos jovens foi tal que acabou por sair do seu domínio e aquilo que seria um protesto simultâneo na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e na Praça da Batalha, no Porto, já se estendeu a Viseu, Leiria, Faro, Funchal e Ponta Delgada.

«Pelo menos esta é a informação que nos tem chegado. Fomos recebendo contactos destas cidades e embora não sejamos nós a organizar o protesto nas outras cidades, acredito que vai haver adesão», disse Paula Gil.

Segundo a organizadora, a autorização para o protesto já foi pedida ao Governo Civil.

Na página do protesto, no Facebook, é pedido aos manifestantes que levem uma folha A4 com «o motivo da presença e uma solução», para depois ser entregue na Assembleia da República.

PUB

Relacionados

Últimas