Já fez LIKE no TVI Notícias?

Barcelos pode ter novo hospital em 2012

Relacionados

Município tenta aceder a fundos comunitários para a construção

O novo hospital de Barcelos deverá entrar em funcionamento se a candidatura da sua construção ao QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, fundo comunitário que pretende valorizar a qualificação territorial, para promover a igualdade de oportunidades - for viabilizada, anunciou esta segunda-feira fonte do Gabinete de Presidência da autarquia local, escreve a Lusa.

A fonte acrescentou que a câmara designou o seu presidente, Fernando Reis, para representar a autarquia no grupo de trabalho que vai preparar a construção do novo hospital da cidade, precisando que a designação do autarca decorre do acordo celebrado entre o município de Barcelos e o Ministério da Saúde que prevê a nomeação pelo Governo, durante o mês de Agosto, de um grupo de trabalho para preparar o projecto do novo hospital local.

PUB

O texto recentemente subscrito pelo social-democrata Fernando Reis e pelo presidente do Conselho de Administração Regional de Saúde do Norte, Maciel Barbosa, estabelece que as partes se comprometem «a estudar a criação de uma nova estrutura hospitalar de proximidade, que substitua a actual, e que seja adequada às necessidades dos utentes, ao estado actual da arte em medicina e à evolução futura dos conceitos de organização em cuidados médicos e de saúde».

O acordo refere que a equipa de trabalho «terá a responsabilidade de elaborar o programa funcional da futura unidade, cujo trabalho deverá estar concluído num prazo de 12 meses.»

O texto refere ainda que, «a construção desta nova instituição hospitalar será objecto de candidatura ao QREN e que, em caso de viabilização, previsivelmente será construída até 2012».

A Câmara de Barcelos garantiu que «a autarquia se compromete a disponibilizar os terrenos necessários» para a nova unidade de saúde.

O acordo garante, também, a manutenção dos actuais Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica, no hospital de Santa Maria Maior de Barcelos.

PUB

«A partir de 17 de Setembro, [o hospital de Santa Maria Maior] disporá de um Serviço de Urgência, com apoio de cirurgia geral e ortopedia das 08 às 22 horas», refere o articulado do acordo subscrito pela autarquia e pelo Governo.

A proposta de reorganização da Rede Nacional de Urgências previa a desclassificação das urgências de Barcelos para unidade básica e a sua articulação com o Centro-Hospitalar Braga/Barcelos, o que já não irá acontecer.

Para complementar o serviço de urgências, o acordo prevê que «até 31 de Março de 2008, seja instalada uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), no Hospital Santa Maria Maior de Barcelos», e que sejam formados os necessários recursos humanos ao seu funcionamento, de modo a garantir a toda a população o socorro e transporte pré-hospitalar dos doentes urgentes e emergentes, 24 horas por dia.

PUB

Relacionados

Últimas