Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maia: felino à solta assusta população

Relacionados

Autoridades desconhecem origem do animal, mas ainda não sabem de que espécie se trata

Pegadas grandes, videiras cortadas, árvores desbastadas e plásticos rasgados. Estes são alguns dos vestígios deixados por um felino, à solta, num terreno agrícola, na zona de São Pedro de Fins, na Maia. As autoridades já estão no terreno, mas desconhecem a espécie e a origem do animal. A notícia é a avançada esta segunda-feira pelo Correio da Manhã.

Segundo a mesma notícia, os primeiros indícios foram detectados no início do ano, mas só agora os estragos se avolumaram e, por isso, as autoridades foram chamadas. Os agricultores estão assustados com a situação. «Tememos pela nossa segurança. A princípio pensámos que fosse um cão, mas agora não há dúvidas de que é algo perigoso», afirmou ao Correio da Manhã Cândido Almeida, um agricultor que viu as suas vinhas «atacadas».

PUB

As autoridades suspeitam estar perante «um felino de porte médio», mas ainda não identificaram a espécie, nem a origem do animal. Este fim-de-semana, cerca de 20 homens da Protecção Civil e 70 militares da GNR estiveram no terreno a tentar capturar o animal e a procurar pistas. Entretanto, foram recolhidas pegadas, pêlos e fezes.

Até agora, ninguém viu o animal, mas a protecção civil pediu aos agricultores, segundo escreve o Correio da Manhã, que não cultivassem as terras. Na próxima quarta-feira deverão ser colocadas armadilhas na zona.

«Não há felino nenhum»

O comandante da Protecção Civil da Maia, António Lopes, afirmou ao Jornal de Notícias que a população não tem nada a temer. «Estou convencido de que será um cão de grande porte», como um rottweiller, assegurou. No entanto, não é a única hipótese em cima da mesa.

Em declarações ao Jornal de Notícias Carlos Teixeira, director do Zoo da Maia, explicou que o Instituto da Conservação da Natureza o contactou «para enviar um funcionário experiente com uma arma telescópica [equipada com dardos com sedativos]. Ele confirmou que algo se passa. Há árvores roçadas que poderão ser de um gato bravo, de um javali ou de um lince, que é a hipótese mais remota». «Leão não é», garante.

PUB

Relacionados

Últimas