Já fez LIKE no TVI Notícias?

Venezuela: portugueses estão «intranquilos»

Situação política e reforma constitucional preocupam comunidade

O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, disse hoje em Caracas que encontrou os portugueses «intranquilos» pela situação política na Venezuela, onde está a ser promovida uma reforma constitucional.

Serrasqueiro falou à Agência Lusa à margem da cerimónia de inauguração da Feira Internacional da Câmara Venezuelana Portuguesa (Cavenport) e das Comunidades Europeias.

PUB

A cerimónia serviu igualmente para a tomada de posse da direcção da Cavenport, organismo que surgiu da fusão da Câmara Luso-Venezuelana e da Câmara Portuguesa Venezuelana de Arágua e Carabobo.

O secretário de Estado explicou que desde Junho de 2005, altura em que esteve na Venezuela, «a comunidade está mais intranquila» situação política que se vive com o debate para uma reforma constitucional.

«Naturalmente em qualquer país as alterações profundas à Constituição trazem sempre alguma intranquilidade e alguma incerteza», sublinhou.

No entanto, Serrasqueiro deixa uma «mensagem de tranquilidade» aos portugueses e a garantia de que o governo português está a acompanhar toda a situação.

«Estamos também a ter os nossos contactos, quer pelas vias diplomáticas, quer pelas vias governamentais para assegurar que os seus interesses serão o menos beliscados possíveis», sublinhou.

Segundo Fernando Serrasqueiro, o governo português tem expressado às autoridades venezuelanas que «é de todo o interesse, quer de Portugal, quer da Venezuela, que esta comunidade esteja tranquila, que não tenha necessidade de ter que tomar nenhuma posição».

PUB

Últimas