Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bens apreendidos em casa do maestro enchem camiões

PJ entregou espólio à guarda da AMEC. Miguel Graça Moura foi detido ontem à noite

A Polícia Judiciária entregou à guarda da Associação Música Educação e Cultura (AMEC) bens apreendidos na casa do maestro Miguel Graça Moura que tiveram de ser transportados em três camiões, disse hoje à Lusa fonte da associação.

A mesma fonte adiantou que os três camiões da Polícia Judiciária (PJ) depositaram quarta-feira vários caixotes selados com bens apreendidos ao maestro Graça Moura, um dos fundadores da Orquestra e seu gestor até Outubro do ano passado.

PUB

Uma fonte próxima do maestro disse à agência Lusa que a PJ apreendeu na residência de Miguel Graça Moura "uma quantidade impressionante de bens, desde mobiliário a electrodomésticos, livros e discos".

Parte desses bens estão à guarda da AMEC - que tutela a Orquestra Metropolitana de Lisboa - e outros estão sob custódia da PJ.

Entre os bens apreendidos encontram-se nomeadamente um micro-ondas e um frigorífico, móveis e partituras.

O maestro Miguel Graça Moura foi detido pela Polícia Judiciária na noite de quarta-feira - no âmbito da "Operação Partitura" - e está hoje a ser ouvido no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), no mesmo edifício do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, disse à Lusa uma fonte policial.

Segundo um comunicado da PJ, o detido está indiciado pelos crimes de peculato (apropriação ilegítima de dinheiro ou bens), peculato de uso (uso indevido de bens), infidelidade (administração de interesses causando prejuízo patrimonial) e abuso de poder.

Em causa estará uma quantia "superior a 300 mil contos" (cerca de milhão e meio de euros), disse à Lusa uma fonte policial.

A investigação da PJ começou no início deste ano depois de uma queixa apresentada pelos membros fundadores da AMEC por suspeitas de gestão danosa, em Outubro de 2003.

PUB

Últimas