Já fez LIKE no TVI Notícias?

Centenas de escolas fechadas em todo o país

Sindicatos apontam adesão à greve acima dos 90 por cento

Centenas de escolas encerradas e muitas a funcionar apenas com auxiliares em consequência da greve dos professores é o cenário traçado pelos sindicatos do sector, que apontam para uma adesão ao protesto superior a 90 por cento em todo o país.

Greve no distrito do Porto e Coimbra

PUB

Greve no distrito da Guarda, Leiria, Évora, Portalegre e Faro

Greve na grande Lisboa, Aveiro e Beja

Greve em Viseu e Castelo Branco

Na região Norte, as estimativas apontam para uma «percentagem média de adesão sempre superior a 94 por cento, devendo aproximar-se mesmo dos 100 por cento», segundo Manuela Mendonça, do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), embora estejam por contabilizar os docentes que fizeram greve nas escolas que encerraram.

Vila Real, Porto e Mirandela são os distritos da região onde a paralisação foi maior, com 97, 96,8 e 96,1 por cento de adesão, respectivamente.

PUB

«Dos 51.869 professores do ensino público que trabalham nesta região, tendo em conta as estatísticas de 2007, terão feito greve, na pior das hipóteses 48.756», assegurou a dirigente do SPN.

Só 15 por cento com adesão inferior a 90 por cento

No Centro, o cenário não é muito diferente: numa amostra de 201 escolas e agrupamentos de escolas, 87 não abriram os portões e outras 40 estão a funcionar, mas com a totalidade dos docentes em greve.

Um estabelecimento de ensino pode estar encerrado e não ter 100 por cento de adesão se o conselho executivo considerar que o elevado número de professores em greve não garante condições de segurança para os alunos. No entanto, pode dar-se também a situação contrária, mantendo-se a escola aberta e a funcionar só com auxiliares, estando todos os docentes ausentes.

De acordo com dados do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), só 15 escolas ou agrupamentos registam uma adesão inferior a 90 por cento, entre as 201 que constam da amostra apresentada.

PUB

No distrito de Viseu, por exemplo, 27 estabelecimentos de ensino estão fechados, entre os 65 apontados como exemplo pelo sindicato.

Adesão mais reduzida na Grande Lisboa

Já na região de Lisboa, a adesão média à greve foi mais reduzida, ficando-se pelos 85 por cento, estando encerradas mais de 200 escolas, segundo disse à Lusa Anabela Delgado, do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL).

Dentro desta região, Lisboa regista uma adesão de 85,3 por cento, a zona Oeste chega aos 91,9 por cento e Santarém aos 89,2 por cento, enquanto Setúbal não vai além dos 82,7 por cento, o valor mais baixo.

O Algarve deverá ser, pelo contrário, das regiões com maior participação no protesto, com uma adesão a rondar os 98 por cento e praticamente todas as escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo encerradas, segundo dados do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS).

O sindicato não tem dados compilados relativamente ao Alentejo, mas garante que, em toda a região, o agrupamento que registou a menor paralisação chegou aos 85 por cento.

No total, Alentejo e Algarve apresentam uma adesão média acima dos 90 por cento, disse à Lusa Joaquim Páscoa, do SPZS.

O Ministério da Educação ainda não divulgou os dados das direcções regionais relativamente a este protesto.

PUB

Últimas