Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maiores 65: ministro reconhece problemas na vacinação

Relacionados

Paulo Macedo foi ouvido na Comissão de Saúde e respondeu às críticas de Manuel Pizarro, deputado do PS e candidato à Câmara do Porto

O ministro da Saúde reconheceu algumas «assimetrias» na aplicação do programa de vacinação contra a gripe, que este ano é gratuita para maiores de 65 anos, mas afirmou que esta está a correr a «um ritmo muito satisfatório».

Paulo Macedo falava durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde.

PUB

Manuel Pizarro, ex-secretário de Estado da Saúde disse que a aplicação deste programa não está a correr bem em todas as regiões e deu conta de casos em que os utentes tentam vacinar-se, sem que exista disponibilidade da vacina nos centros de saúde.

«Sabemos que na região de Lisboa o programa está a funcionar bem, que na margem sul funciona muito mal e que no Porto há casos em que está a ser bem aplicado e em outros mal», disse Manuel Pizarro, aqui citado pela Lusa.

Em resposta, o ministro da Saúde revelou que, até 14 de outubro, foram administradas mais de 200 mil doses de vacina contra a gripe, de forma gratuita a maiores de 65 anos, a um ritmo de 22 mil doses por dia.

Paulo Macedo congratulou-se com este ritmo, tendo recordado que as doses já administradas ultrapassam as que foram aplicadas na passada época gripal.

O ministro reconheceu, contudo, algumas «assimetrias», com uma maior aplicação na região norte, numa parte da cidade de Lisboa, e zonas que «precisam claramente de melhorar», como na região do Algarve.

Para melhorar a situação, as Administrações Regionais de Saúde (ARS) estão a «monitorizar» a situação.

Além das 640 mil doses de vacina que já foram disponibilizadas, irão ser entregues este mês mais 130 mil doses, o que totaliza 830 mil doses, acrescenta a Lusa.

PUB

Relacionados

Últimas